De acordo com a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços), uma em cada quatro transações comerciais envolvendo cartões de crédito é feita por aproximação. Previsões apontam que, até o fim de 2022, esse tipo de serviço represente pelo menos metade de todas as transações por cartão no país.
A praticidade do pagamento feito com o cartão de aproximação explica seu relativo sucesso. Compras de até R$ 200 podem ser feitas por aproximação sem que haja necessidade de que a senha seja digitada.
Apesar desse sucesso, as reclamações de golpes e fraudes relacionados com a tecnologia têm sido cada vez mais crescentes. De acordo com o Procon-SP, durante os meses de novembro e dezembro foram registradas num total de 80 queixas, enquanto os meses de janeiro e fevereiro viram esses números subirem para 98 reclamações.
O golpe mais comum é aquele no qual o criminoso passa uma máquina de pagamento ao lado do bolso, bolsa ou casaco da vítima. Nesses casos, a pessoa está distraída e não percebe o golpe.
Existem algumas formas de evitar esses golpes. Entre elas estão:
Guardar os cartões em bolsos, casacos, bolsas ou semelhantes diminuirá consideravelmente os riscos de cair nesse tipo de golpe.
Existem capas feitas de fibra de carbono, plástico e alumínio que prometem proteger o cartão dos golpes bloqueando o sinal e impedindo a comunicação com a maquininha. Nesse caso, o pagamento só poderia ser efetuado ao tirar a capinha protetora. Um bom teste para ver se o dispositivo realmente funciona é tentar fazer um pagamento aproximando o cartão com a capinha da máquina. Caso não haja comunicação é porque o dispositivo realmente funciona.
Ao deixar o celular hablitado para receber notificações de suas movimentações financeiras com o cartão, caso acontece algum golpe você logo será notificado.
Quando você tem que inserir o cartão é mais fácil ver o vaor digitado na maquina. Ao fazer a aproximação, geralmente a maquina fica virada para o vendedor, dificultando a visualização do valor; existem casos em que o consumidor até mesmo dá o cartão para o vendedor aproximar. Cuidado, peça para ver o valor digitado ou então peça o extrato ou observe a notificação da compra no celular e confira o valor.
Nesse caso a orientação é entrar em contato com o banco o mais rápido possível. O banco então deverá abrir um processo de contestação com a finalidade de verificar se houve ou não fraude.
De acordo com o código de defesa do consumidor, a instituição financeira tem que reembolsar o valor. No caso de isso não acontecer o consumidor terá que contactar o procon. É possível também buscar a justiça.
É importante que o consumidor saiba que o cartão só pode ter a função de aproximação caso o consumidor peça a habilitação. Caso peça a habilitação também é possível solicitar a desabilitação do serviço quando quiser.
Confira também: MEI: Conheça a nova opção de cartão de crédito para empreendedores