Atualmente o Nubank disponibiliza um cartão de crédito para clientes MEI. Com a função é possível comprar a prazo e concentrar os gastos em uma única fonte. Desse modo, torna-se mais simples controlar as saídas do caixa da empresa e fugir de taxas abusivas.
A função é bastante atrativa para clientes PJ, pois geralmente o cartão de crédito MEI possui pouca ou nenhuma taxa a ser cobrada. Apesar disso, é importante sempre consultar a instituição financeira em questão para analisar quais tarifas podem ser cobradas para utilizar o produto financeiro, como o cartão de crédito.
“Esse tipo de cartão funciona da mesma maneira que um cartão de crédito para pessoa física. Ou seja, existe um limite de crédito – que é negociado com uma instituição financeira – e até atingir esse limite a sua empresa pode fazer compras à vista ou parceladas usando o cartão” afirmou o banco digital em seu blog.
O Nubank afirma que a maior vantagem em utilizar o cartão de crédito exclusivo para a empresa é poder realizar compras sem impactar o volume do caixa. Além disso, com o cartão de crédito é possível dividir pagamentos em parcelas sem que sejam cobrados juros absurdos.
A fintech ainda explica que existem diversos cartões de crédito PJ disponíveis no mercado. Sendo assim, os trabalhadores MEI podem escolher diferentes bandeiras que poderão disponibilizar diversos benefícios como o programa de milhas.
Alguns dos cartões de crédito disponíveis no mercado são isentos de anuidade, outros são cobrados pequenas taxas. Desse modo, cabe ao empreendedor pesquisar e adquirir o cartão que melhor se encaixa com o porte da sua empresa.
“Para saber como escolher o seu cartão de crédito é necessário pensar no porte, faturamento e perfil de gastos da sua empresa. Se a sua empresa compra muito todo mês, talvez valha a pena ter um cartão mais completo, mesmo que ele tenha algum tipo de taxa. Agora, se você ainda não gasta valores significativos e a sua empresa não tem um grande faturamento, opte por modelos mais básicos e sem taxas” afirmou o Nubank.
Além dos clássicos modelos físicos, hoje algumas instituições financeiras oferecem o cartão de crédito PJ com a função virtual. Essa versão é ideal para empresas que realizam muitas compras online, pois torna as operações mais seguras.
Alguns empresários ainda possuem algumas dúvidas em relação ao cartão de crédito para empresas e o cartão corporativo. É importante saber que o cartão corporativo serve para que funcionários utilizam para despesas de trabalho, como viagens, eventos, cursos e até mesmo hotéis. Esse cartão pode ter anuidade, limite de compras e pode ser pré-pago ou pós-pago.
Já o cartão de crédito para empresas serve para compras do negócio. Ou seja, o cartão pode ser utilizado para comprar produtos, matéria prima ou até mesmo para reformas que envolvam a empresa. Sendo assim, o cartão de crédito para empresas e o corporativo funcionam da mesma forma, a única diferença é que servem para finalidades diferentes.