O cartão é hoje um dos principais meios de pagamento dos brasileiros. Mais de 53 milhões de pessoas têm ao menos um em uso. E a anuidade, uma cobrança muitas vezes confusa e pouco transparente, faz com que muita gente saia em busca de um cartão de crédito com anuidade grátis, de preferência, para sempre.
Mas o que significa um cartão de crédito com anuidade grátis para sempre? Existem cartões que nunca cobram essa tarifa? Como garantir que o banco não cobrará depois? Saiba todas as respostas dessas perguntas na matéria que o Notícias Concursos preparou para a segunda-feira (28).
O que é anuidade?
Anuidade é a tarifa cobrada pela maior parte das instituições financeiras pelo uso do cartão de crédito. Ela é uma espécie de taxa de manutenção do cartão para que o cliente aproveite seus benefícios.
Apesar de não ser uma regra, o valor dessa taxa muitas vezes é abusivo (ou, no mínimo, pouco claro) quando comparado aos benefícios que o cartão traz ao preço da taxa. A anuidade, por si só, não é um problema, mas, quando há esse desequilíbrio entre custo e benefício, ela pode fazer o cartão não valer a pena.
Por exemplo: um cartão que cobra uma taxa de anuidade, mas entrega benefícios úteis para o cliente pode ser vantajoso dependendo do custo. Se, por outro lado, não houver vantagens que compensem o preço, buscar um cartão de crédito com anuidade grátis pode valer mais a pena.
Resposta curta: sim. Cobrar anuidade ou não é uma decisão das instituições que emitem os cartões e elas podem escolher não ter a taxa. Mas, o detalhe do “para sempre” é importante: muitos bancos oferecem opções de cartão com anuidade grátis, mas fica escondido nas letras miúdas do contrato que isso é apenas uma promoção temporária.
Em outras palavras: você contrata um cartão com anuidade grátis e, daqui a um ano, a taxa passa a ser cobrada. Ou então, precisa gastar a partir de um certo valor por mês para ter a isenção.
Por isso é importante escolher bem a instituição e verificar o contrato para garantir que aquela anuidade grátis é para sempre e não só temporária. A isenção da anuidade não garante que não existam outras taxas no cartão. Podem, haver, por exemplo, cobranças de juros e multas caso o pagamento da fatura seja atrasado.
Cobranças mais comuns de um cartão de crédito
- Taxa de transação – É a cobrança feita ao estabelecimento cada vez que um pagamento é feito via cartão de crédito. Parte da taxa fica com a financeira, parte vai para a maquininha e a outra parte fica com a bandeira;
- Juros e multas – Mesmo cartões sem anuidade cobram juros (como o rotativo e o parcelado) e, às vezes, multas por atraso no pagamento da fatura.
Cartão de crédito com anuidade grátis: como saber se é real ou não
Existem no mercado diversos cartões sem anuidades e sem tarifas escondidas. Mas, na hora de escolher o seu cartão de crédito, leia detalhadamente os termos para não cair em ciladas. Afinal, as pegadinhas moram nas letras miúdas do contrato que permitem outras cobranças, como taxas para acessar benefícios, taxa pagamento de contas, entre outras.
Uma das famosas pegadinhas é o cartão de crédito com anuidade grátis por tempo limitado. Isso quer dizer que o cliente está sendo liberado de pagar uma taxa que existe e está prevista no contrato. A isenção, no caso, acontece por um período promocional e, depois desse prazo, a cobrança pode acontecer.