O novo cartão do Auxílio Brasil já começou a ser distribuído entre os beneficiários que passaram a fazer parte do programa social a partir de novembro do último ano. Segundo o Ministério da Cidadania, apenas 3,2 milhões de dispositivos foram entregues.
Embora o programa tenha mais de 20 milhões de contemplados, 15 milhões vieram do antigo Bolsa Família, e já possuem um cartão de saque. Sendo assim, até o momento só terão acesso a nova ferramenta os beneficiários que entraram no Auxílio Brasil.
Ainda assim, para a distribuição, foi criado um critério de prioridade. Receberam o novo cartão os beneficiários residentes de cidades que não contam com canais de atendimento da Caixa Econômica Federal (CEF) ou com poucas unidades lotéricas.
Na parte da frente do cartão estão:
Já no verso do cartão apresentam:
O beneficiário pode desbloquear o cartão ligando para o atendimento Caixa Auxílio Brasil, pelo telefone 111. Na ocasião, será necessário informar o Número de Inscrição Social (NIS) e o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
Realizado este procedimento, será necessário comparecer em uma unidade lotérica ou agência da Caixa e apresentar um documento de identificação para finalizar o cadastramento/recadastramento.
Para cadastrar uma senha no cartão, será necessário acessar o aplicativo Caixa Tem e seguir com o pedido. Confira o passo a passo:
Por fim, é importante frisar que o cartão do Auxílio Brasil é aceito em milhares de lojas e comércios espalhados pelo país. Assim, além do saque benefício, pode se utilizar o cartão para compras em mercados, farmácias, lojas de conveniências e postos de combustíveis que aceitar o pagamento no débito.