Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, anunciou a nomeação de Carlos Alberto Decotelli da Silva como novo Ministro da Educação, na tarde desta quinta-feira (23).
Sem ministro da Educação há uma semana, desde a saída do economista Abraham Weintraub, após 14 meses no cargo, Bolsonaro publicou através de suas redes sociais:
“Informo a nomeação do professor Carlos Alberto Decotelli da Silva para o cargo de Ministro da Educação. Decotelli é bacharel em Ciências Econômicas pela UERJ, Mestre pela FGV, Doutor pela Universidadade de Rosário, Argentina, e Pós-Doutor pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha.”
Posteriormente à postagem, o decreto de nomeação do terceiro ministro da Educação do governo Bolsonaro foi publicada na versão digital do Diário da União.
Antonio Paulo Vogel de Medeiros era o ministro interino, desde a saída de Weintraub.
Com extensa formação, o doutor Carlos Alberto Decotelli já atuou como professor da Escola de Guerra Naval e como professor de Gestão Financeira, no New York Institute Of Finance. Além disso, o economista foi professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e criou cursos na área de finanças.
Durante o ano passado, entre fevereiro e agosto, Decotelli foi responsável por presidir o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). Posteriormente atuou na Secretaria de Modalidades Especializadas do Ministério da Educação (MEC).