A carga emocional no trabalho pode aparecer nas mais diversas circunstâncias, e por inúmeros motivos. Isso quer dizer que não são apenas as pessoas “insatisfeitas” com o trabalho que podem sentir essa sobrecarga nas emoções.
Mas sim, qualquer indivíduo que negligenciar os seus cuidados com a saúde mental podem se deparar com esse tipo de situação.
Sendo assim, neste texto vamos apresentar o que é essa carga emocional e como é possível lidar com essas questões. Acompanhe.
A carga emocional no trabalho, também chamada de sobrecarga emocional, refere-se a todos os agentes externos e internos que podem afetar a saúde mental do trabalhador. Trata-se, portanto das questões que impactam o bem-estar emocional do sujeito em seu ambiente de trabalho. Veja alguns exemplos:
Sendo assim, podemos dizer que a carga emocional no trabalho é um acúmulo de questões de saúde mental. É quando o colaborador acumula as suas dores (emocionais), sendo estas provenientes do seu próprio trabalho.
Se você percebeu que está vivenciando um episódio de carga emocional no trabalho, talvez seja um bom momento para agir e lidar com isso. Veja abaixo alguns apontamentos que podem ser úteis nesse sentido:
Se o dia a dia está muito exagerado e a quantidade de trabalho exacerbada, procure desacelerar um pouco. Afinal, não adianta ficar correndo contra o tempo, não é mesmo? Mas sim, é fundamental buscar um momento de mais tranquilidade, nem que para isso seja necessário delegar tarefas, por exemplo.
Dê mais atenção às suas emoções. Elas podem lhe dar pistas do que está acontecendo de maneira desequilibrada e do que pode ser feito para melhorar a sua qualidade de vida no trabalho.
Não negligencie o que você sente, pois as emoções irão persistir, de um modo ou de outro, até que se fale delas.
Estabeleça uma rotina de trabalho que seja mais organizada, prioritária e de acordo com os seus limites pessoais. Afinal, embora ultrapassar limites seja importante, fazer isso de maneira impositiva não é nada interessante.
Por fim, uma forma de lidar com a carga emocional no trabalho é justamente conversar sobre as suas angústias. Fale sobre o que você sente e o que poderia ser melhorado.
Quem sabe a outra pessoa não pode lhe ajudar? Ou, ouvindo a si mesmo, você aprende a lidar melhor com o que sente? Pense nisso!