Empreendedorismo

Capital Humano – Valor e Cultura

A valorização do capital humano deve estar implícita na cultura da empresa, sendo um repasse de valores internos. Veja mais!

Gerar valor interno através do capital humano

Dentre as possibilidades para gerar valor para uma empresa através da valorização do capital humano, estão as ações voltadas para a gestão de pessoas.

Assim sendo, a empresa melhora seus processos e torna um ambiente colaborativo. Ao passo que entrega melhorias aos clientes de forma orgânica.

Valorização das pessoas na cultura da empresa

No entanto, para que toda essa objetividade seja alcançada, a valorização do capital humano precisa ser vista como um recurso cultural da empresa. Ou seja, é necessário que o valor do recurso humano seja difundido nas ações internas, ao passo que reflita na intenção da empresa para com o cliente final.

Haja vista que pessoas motivadas trabalham de forma mais comprometida, melhorando os resultados e abrangendo a comunicação interna.

Entretanto, gerar valor para o capital humano pode ser algo intangível, e por isso, confuso para muitos gestores.

Valorização através de pequenas ações

Sendo assim, é preciso que a empresa faça um mapeamento do perfil do seu cliente interno. Bem como possa comparar esse perfil ao cliente as novas contratações.

Ao passo que a valorização das pessoas ocorre desde a entrada da pessoa na empresa. Todavia, caso a empresa esteja querendo implementar uma cultura aberta é possível criar pequenas ações que geram valor.

Essas ações podem ser reuniões brainstorming, gestão participativa, implementação de benefícios, apoio ao desenvolvimento através de estudos, dentre outras possibilidades.

Por isso, a valorização do capital humano é trabalhada de várias formas, ao passo que ao gerar valor interno a empresa indiretamente gera valor externo.