Atualidades

Capital humano: por que é tão importante?

Mais do que gestão de pessoas, é um diferencial estratégico

Capital humano é o conjunto de habilidades, conhecimento e educação de um indivíduo que favorecem o trabalho, aumentando seu potencial produtivo. Eles são chamados de capital humano porque as pessoas não podem ser separadas de seus atributos, conhecimentos e valores, como outros ativos, chamados de capitais físicos e financeiro.

A empresa pode ser comparada a uma árvore. A parte visível dela, composta do tronco, galhos, folhas e frutas, são os ativos tangíveis: tecnologia, infraestrutura, processos. Mas o capital humano são as raízes, dão toda a sustentação e alimento para a árvore. Por isso, educação, treinamento e assistência médica são investimentos que podem ser considerados o adubo, para a planta permanecer saudável.

Assim como a economia se desenvolveu, o conceito de capital humano também se ampliou. Quando foi estabelecido, o entendimento de capital humano relacionava a produtividade com o acesso do indivíduo a educação e a saúde. Ou seja, quanto mais conhecimento e qualidade de vida o indivíduo tinha, melhor eram suas entregas.

Hoje, com o aumento da expectativa de vida e evoluções na saúde e educação, este conceito precisou incluir fatores emocionais e psicossociais.

Fatores que determinam o capital humano

Habilidades, conhecimento, criatividade, inovação, dentre outras características, são variáveis que mensuram o capital humano de determinada organização. A importância do capital humano esta ligada a crescimento econômico e produtividade. Em longo prazo, o crescimento do trabalho depende em grande parte das melhorias feitas no capital humano. Sim, uma força de trabalho mais criativa e inovadora pode aumentar a produtividade, e consequentemente, gerar crescimento econômico.

O que realmente fará com que e empresa seja bem sucedida são as pessoas. Afinal, as pessoas são responsáveis pelas ações e decisões tomadas diariamente. Já acabou o tempo em que o capital físico era a única chave para o crescimento. O capital humano é o recurso competitivo mais importante de uma organização.

Como aumentar o capital humano?

Alguns estudos relacionam diretamente o aumento da escolaridade com o aumento da remuneração, ou seja, o profissional se desenvolveu e a empresa também. Mas não é somente com a educação formal que o capital humano aumenta. Também no local de trabalho, as pessoas podem receber capacitação, ou instruções de forma a melhorar a sua produtividade.

Criar desafios saudáveis para o indivíduo fazer o seu melhor, estimulando o seu trabalho em equipe e, elogiar seus esforços, aumenta ainda mais o empenho em fazer suas atividades de maneira cada vez melhor.

Incentivar o bom convívio entre todos e dar oportunidades para o desenvolvimento da carreira, alinhando a remuneração aos desafios profissionais são importantes. Esses quesitos são imprescindíveis para criar um clima harmonioso.

Remuneração atraente e cestas de benefícios pode fazer os olhos dos profissionais brilharem, mas sem circunstancias positivas para que as pessoas se sintam motivadas, estes esforços podem ser em vão.

O valor econômico do capital humano

Em vista de um modelo mercadológico em constante mudança, o gestor fará bem em se perguntar:

  • Que tendências mercadológicas existem no meu setor?
  • As pessoas de minha organização estão preparadas para este novo cenário?
  • Tenho a necessidade de contratar? Se sim, que habilidades e conhecimentos devo observar no candidato?
  • De que maneira posso conduzir as pessoas para gerar bons resultados?

Soft Skills

Soft Skills é um termo do inglês, traduzido “habilidades interpessoais”, usado para definir as características comportamentais que impactam na rotina de trabalho.

A maioria das habilidades de uma pessoa está atrelada ao seu histórico de vida, pessoal e profissional, e também à sua estrutura psicológica. Estas características são intrínsecas à personalidade, sejam elas inatas ou desenvolvidas ao longo do tempo. São habilidades comportamentais, mentais, emocionais e sociais.

Um termo fortemente associado às soft skills é inteligência emocional. O psicólogo Daniel Golemam, desenvolvedor do termo e autor do livro “Inteligência Emocional”,  afirma em sua obra: “habilidades como resiliência, empatia, colaboração e comunicação são todas competências baseadas na inteligência emocional e que distinguem profissionais incríveis dos medianos”.

Essas características influenciam diretamente no modo de se relacionar com os outros. Dessa forma, direta ou indiretamente, as soft skills também podem ser responsáveis por um ambiente de trabalho mais eficiente e dinâmico.

Hards Skills

Este termo, também emprestado do inglês, significa “habilidades técnicas”. São os conhecimentos adquiridos de maneira proposital e técnica, e geralmente são o primeiro item observado pelo gestor em um currículo. Elas podem ser facilmente mensuradas e, geralmente são adquiridas por meio de cursos, graduações, especializações, treinamentos, livros, ou até mesmo com a experiência de trabalho.

Geralmente, as habilidades necessárias para um candidato serão aquelas específicas para o cargo e tipo de função que o futuro colaborador desempenhará. As hards skills podem ser comprovadas facilmente, a passo que as soft skills são observadas em situações especificas e através de resultados obtidos em médio e longo prazo.

Como valorizar e reter o capital humano?

A competição das empresas por bons profissionais é real. Por isso, sai na frente aquela organização que consegue manter os melhores colaboradores sob seu teto.

O segredo é criar condições para que a decisão do colaborador seja permanecer trabalhando na organização, ciente que o seu crescimento refletirá no crescimento da empresa.

Fique atento ao turnover

Turnover significa “virada”, ou “renovação”, e também é usado para apontar a taxa de rotatividade de colaboradores dentro de uma empresa, ou seja, o número de entradas e saídas de trabalhadores em um período. Um índice alto pode indicar uma cultura organizacional tóxica, tratamento parcial e privilegiado a alguns funcionários, ou falta de oportunidades e reconhecimento.

O turnover no Brasil já é altíssimo, devido à problemas estruturais. Para saber qual é um índice apropriado de turnover para uma empresa, conte com a ajuda de um profissional em gestão de pessoas.

Aposte em uma comunicação direta

Reserve momentos individuais, e para um setor específico, com o intuito de conversar sobre o que está dando certo e o que precisa ser aprimorado.

Ofereça plano de carreira

Com o plano de carreira, o profissional terá consciência que é valorizado e que pode crescer à medida que suas metas são alcançadas. Isso também diz respeito ao aumento salarial. Se você oferecer um valor justo, seu time não estará de olho em outras vagas mais atrativas pelo mercado.