Educação

Capes recebe inscrições para bolsas de pesquisa até 27 de julho

O período de inscrição para as bolsas de estudo oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para projetos que busquem melhorar as condições de vida de quem passou por eventos extremos, como desastres relacionados a emergências climáticas e acidentes ambientais, termina no dia 27 de julho.

De acordo com a Capes, os interessados deverão realizar as inscrições por meio do Sistema de Inscrições da Capes (Sicapes). A oferta total do órgão é de 60 bolsas de doutorado e pós-doutorado, sendo 36 bolsas de pós-doutorado e 24 de doutorado.

A Capes deve atender, no máximo, 12 projetos. Os projetos aprovados terão vigência de 40 meses. O início dos projetos deve acontecer ainda neste ano, em dezembro.

O edital que oferta as bolsas integra o Programa Emergencial de Prevenção e Enfrentamento de Desastres Relacionados a Emergências Climáticas, Eventos Extremos e Acidentes Ambientais.

De acordo com a Capes, serão selecionados os projetos que tenham como objetivo investigar o impacto social, econômico e familiar de eventos ambientais, como enchentes e queimadas, que tenham ocasionado o estado de calamidade pública no país. 

Nesse sentido, o órgão explica que a meta é:

 “estimular e apoiar projetos de formação de recursos humanos de alto nível com foco em investigação acadêmico-científica para o desenvolvimento de políticas e projetos de prevenção, mitigação e resposta a situações de vulnerabilidade social decorrentes de emergências climáticas”.

De acordo com o edital, podem concorrer às bolsas docentes ou pesquisadores que estejam vinculados a um programa de pós-graduação recomendado pela Capes. Além disso, é preciso ter currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes e ter título de doutor (no caso das bolsas de pós-doutorado).

Com informações da Agência Brasil.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Univesp publica lista da 2ª chamada do Vestibular 2022; saiba mais.