A Capes divulgou a relação das inscrições recebidas para o Edital nº 41/2022 do Programa de Bolsas de Doutorado na Alemanha (Capes/DAAD), de acordo com informações oficiais do Ministério da Educação (MEC).
Capes divulga inscritos no programa de bolsas de doutorado na Alemanha
A parceria da Fundação com o Serviço Alemão de Intercâmbio (DAAD) oferece 45 bolsas para estudos na Alemanha, sendo 10 financiadas pela Capes e 35 pela instituição alemã, destaca a divulgação oficial.
A lista foi publicada na página do programa nesta segunda-feira, 17, e traz as 35 candidaturas para bolsas na modalidade doutorado-pleno, 41 para doutorado-sanduíche e três para doutorado-sanduíche com cotutela.
Prazo de contato sobre a listagem termina na sexta-feira (21)
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os candidatos que concluíram seus cadastros, mas não constam na relação têm até esta sexta-feira, 21 de outubro, para enviar o comprovante de inscrição pelo e-mail inscricao.phd.daad@capes.gov.br.
O resultado da seleção será divulgado até março de 2023. O curso preparatório de alemão, oferecido pelo DAAD, terá duração de dois a quatro meses. As atividades dos bolsistas terão início a partir de outubro do ano que vem.
Sobre o Capes/DAAD
Segundo destaca o Ministério da Educação (MEC), o Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na República Federal da Alemanha é fruto de uma parceria entre a Capes e o DAAD.
Nele as Agências apoiam a formação de professores e pesquisadores de alto nível, estimulando a cooperação acadêmica e o intercâmbio científico entre o Brasil e a Alemanha, contribuindo para a mobilidade entre universidades alemãs e brasileiras, de acordo com a recente divulgação oficial.
Sobre o Edital Nº 41/2022
O Edital Nº 41/2022 selecionará bolsistas no âmbito das ações conjuntas relativas aos programas de bolsa de Doutorado na República Federal da Alemanha, nos termos do Acordo assinado entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), em 26 de junho de 2018, para fomentar o intercâmbio científico e a mobilidade acadêmica de discentes.
Os candidatos aprovados serão apoiados com recursos financeiros oriundos do orçamento da CAPES e do DAAD, os quais serão responsáveis pelo Programa nas modalidades de bolsa previstas no Edital.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
No Brasil, a entidade responsável pelo programa é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, vinculada ao Ministério da Educação. Na Alemanha, a entidade responsável pelo programa é o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico – DAAD. Consulte o Edital de forma integral no site oficial do Ministério da Educação (MEC).