O Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-Uerj) abriu nesta semana o período de inscrição para o Processo Seletivo 2024, que visa a seleção de novos alunos para ingresso em 2024. De acordo com o cronograma, as inscrições do CAp-Uerj 2024 serão recebidas até as 23h59 do dia 25 de agosto (horário de Brasília).
Conforme indicado no edital do Processo Seletivo 2024, estão sendo ofertadas pelo CAp-Uerj 132 vagas para 1°, 3°, 6°, 8° e 9° anos do ensino fundamental. A expectativa da instituição é de que haja um grande número de inscritos.
Nesse sentido, a vice-diretora da escola, Mônica Almeida, destaca:
“O CAp é uma instituição de ensino pública que preza por uma educação de qualidade e pela formação integral, crítica e humanista de seu corpo discente, que será atuante na sociedade fluminense. Acreditamos que teremos muitos inscritos, como ocorreu em edições passadas”, afirma.
As inscrições dos estudantes interessados em ingressar no colégio de aplicação da Uerj estão sendo recebidas de forma virtual. Portanto, para inscrever um estudante, é necessário realizar o preenchimento de formulário eletrônico de inscrição disponível no site do CAp-Uerj.
Conforme as orientações da instituição, é de responsabilidade dos pais ou responsáveis legais realizar as inscrições dos estudantes, informando seus dados pessoais e escolares. Não haverá cobrança de taxa de inscrição pois a participação em todas as etapas do Processo Seletivo 2024 são gratuitas.
Para fins de classificação dos inscritos, haverá a aplicação de uma prova de nivelamento e também um sorteio público, havendo duas etapas de seleção. Conforme as orientações da instituição de ensino, a seleção via sorteio público acontecerá após a aplicação da prova de nivelamento.
Farão a prova de nivelamento todos os candidatos inscritos para concorrer às vagas ofertadas para os 6°, 8° e 9° anos do fundamental. De acordo com o cronograma, a aplicação da prova está marcada para o dia 8 de outubro de 2023. Os locais de prova serão exclusivamente no campus Maracanã da Uerj.
O CAp-Uerj vai considerar aptos para a participação no sorteio os estudantes que obtiverem 50% de acertos em cada uma das partes da prova. Portanto, os estudantes cujo desempenho for inferior não participarão do sorteio.
Conforme o cronograma, todos os sorteios estão previstos para o dia 28 de novembro. O local e o horário serão indicados no Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI).
Segundo a escola, os sorteios terão a coordenação de comissão composta pela banca administrativa do CAp-Uerj e representantes do Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea) e dos candidatos, que serão escolhidos entre os responsáveis presentes. Os sorteados serão convocados posteriormente para a realização das matrículas, com a entrega dos documentos solicitados.
Ao todo, o colégio de aplicação da Uerj está ofertando 132 (cento e trinta e duas) vagas para 1°, 3°, 6°, 8° e 9° anos do ensino fundamental. Dentre as vagas ofertadas, há a reserva de oportunidades para estudantes de baixa renda, com renda per capita mensal familiar bruta igual ou inferior a R$ 1.980,00.
Além disso, há percentual de vagas reservado também para filhos de servidores da Uerj e outros grupos de estudantes. Desse modo, as porcentagens estão distribuídas entre três grupos: negros, pardos e indígenas; pessoas com deficiência; e estudantes oriundos da rede pública de ensino.
Pela primeira vez, nesta edição, o edital estabelece a realização de um procedimento de verificação, com a ação da Comissão Permanente de Validação da Autodeclaração (CPVA). Desse modo, os selecionados dentro das cotas deverão apresentar documentação comprobatória e passar por entrevistas para a verificação das condições declaradas.
Leia também Inep divulga as cartilhas do participante do ENCCEJA 2023 para ensino fundamental e médio; saiba mais.