Empreendedorismo

O que são canais de venda e como implementá-los em sua empresa ou franquia

Uma das coisas mais importantes dentro de uma empresa são os canais de venda ofertados. Assim, eles se tornam de grande importância neste processo e são fundamentais para ajudar as empresas. Sendo assim, vamos indicar o que são esses canais e como implementá-los em sua empresa ou franquia.

O que são canais de venda?

Os canais de venda são todos os meios que a empresa utiliza para divulgar e vender os seus produtos e/ou serviços.

Utilizando o canal de venda adequado, é possível então aumentar significativamente a visualização da empresa. Além disso, conhecer seus produtos e/ou serviços e, possivelmente, aumentar as vendas.

Desta forma, dependendo do segmento do negócio, alguns canais de vendas são mais representativos do que outros. Dessa forma há a possibilidade de se converter em uma galinha dos ovos de ouro.

Como implementar os canais de venda na empresa?

A primeira atitude é escolher de forma eficiente quais os canais de venda que a empresa irá utilizar. Assim, se torna necessário conhecer quem é o público-alvo dos produtos e em seguida identificar as suas características, seu perfil e comportamento.

Irá influenciar também na escolha o seu segmento de mercado e quais os produtos e/ou serviços que sua empresa oferece para venda.

Na sequência, é preciso que o empreendedor conheça os principais canais utilizados na atualidade e as possibilidades de criação de estratégias específicas.

Assim, apresentaremos na sequência, os principais canais de vendas, para que você, empreendedor, tome a decisão mais acertada:

Loja virtual ou e-commerce

Conheça os canais de venda – Reprodução Canva

Mesmo que você tenha uma loja física, a loja virtual possibilita a personalização do seu negócio usando os meios digitais. Com um e-commerce é possível:

  • Controlar o estoque de mercadorias;
  • Realizar a automatização da gestão;
  • Se comunicar com o cliente, uma vez que é possível descrever o produto comercializado da forma mais detalhada possível;
  • Realizar a integração com outros canais de venda como por exemplo, redes sociais e marketplaces;
  • Produzir páginas de conteúdo;
  • Ampliar o tráfego orgânico, entre outras ações.

Redes sociais como canais de venda

É comum para as pessoas utilizar as redes sociais para estar conectado com o mundo e com outras pessoas e empresas. Para os negócios, as redes sociais são a forma ideal para ter visibilidade, engajamento e converter em vendas.

Entre as principais redes sociais que são utilizadas pelas empresas tem-se:

  • Instagram: onde os números são impressionantes: 70% das marcas estão presentes, e 8 em cada 10 usuários seguem alguma conta de empresa. Além disso, 55% dos usuários compram produtos e/ou serviços, utilizando a indicação de influenciadores digitais;
  • Facebook: sendo um espaço mais amplo para a elaboração de textos e promover discussões, a possibilidade de que um produto seja viralizado é muito maior;
  • WhatsApp: muito utilizado como canal de vendas, oferece a possibilidade de estabelecer contato direto com os clientes. Ao utilizar a conta Business, é possível inclusive adicionar produtos, descrições, preços, fotos, fazendo o whats uma vitrine do seu negócio.

Marketplace

São plataformas de vendas oferecidas por grandes empresas, ao pequeno empreendedor. Entre as mais famosas no Brasil tem-se: Mercado Livre, Amazon, OLX, Americanas, Walmart, entre outras.

A empresa ou franquia pode oferecer os produtos para venda oferecendo descrição detalhada, várias formas de pagamento, frete, entre outras vantagens. Sendo assim, a concorrência está na própria plataforma. Portanto, procure se diferenciar oferecendo produtos diferentes com preços competitivos.

Em contrapartida, é preciso seguir as regras e os layouts estabelecidos pela empresa.

Comparadores de preço

São plataformas que funcionam como canais de venda e que se especializaram em comparar preços de produtos iguais em diferentes lojas virtuais. As principais plataformas que oferecem este serviço são: Bondfaro, Zoom, Buscapé e Google Shopping.

Assim, o usuário a partir da escolha pelo produto, será direcionado para o site escolhido. O detalhe que faz a diferença neste caso, é fazer propostas diferenciadas para o mesmo produto.

Google Ads como canais de venda

A plataforma possibilita a geração de tráfego para a empresa a partir de redes de pesquisa e de display. As redes de pesquisa funcionam através da compra de palavras-chave relacionadas ao negócio. Assim, quando o usuário digitar as palavras-chave, o seu site será apresentado.

No caso das redes de display, ocorre a apresentação de banners e carrosséis produzidos pela empresa, em sites parceiros.