Os aposentados, pensionistas e demais beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que têm direito ao 13º salário, já podem consultar as datas em que receberão o benefício. O calendário da primeira e segunda parcela já está disponível.
Desde 2020, o Governo Federal vem antecipando o calendário de distribuição do 13º salário dos segurados da autarquia. Isso ocorreu devido a situação econômica causada pela pandemia da Covid-19.
Veja também: INSS libera R$1.212 em 2022 para quem nunca contribuiu
No entanto, para este ano os planos são diferentes. Os novos pagamentos serão realizados entre os meses de agosto e dezembro. Veja a seguir o cronograma completo de liberação do salário extra, tanto para quem recebe um salário mínimo como para aqueles que ganham mais.
Cabe salientar que o pagamento do benefício ocorre conforme o dígito final do Número de Identificação Social (NIS):
Benefício de até um salário mínimo:
Benefício maior que um salário mínimo:
Benefício de até um salário mínimo:
Benefício maior que salário mínimo:
Para que possa ser liberado, o PL ganhou algumas definições muito importantes. Isso porque, no texto original não havia destacado a fonte de renda para financiar os pagamentos, nem os valores para serem repassados.
Além disso, o documento ressaltava que os pagamentos deveriam ocorrer em 2020 e 2021, mas os prazos já não podem ser considerados. Neste sentido, se aprovado, o 14º salário do INSS deve ser distribuído aos segurados de direito nos meses março de 2022 e 2023.
O benefício terá um valor máximo de dois salários mínimos, sendo assim, o segurado que recebe um abono com valor superior, deverá se contentar em receber o 14º salário no valor de até dois pisos em vigência.