O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) liberou o calendário de pagamentos para os cerca de 35 milhões de aposentados e pensionistas do órgão. Os beneficiários já podem conferir a data de depósito dos benefícios ao longo de todo o ano de 2020.
“Como de costume, os depósitos seguirão a mesma sequência de anos anteriores”, informou o INSS.
Segundo o órgão, para aqueles que recebem um salário mínimo, os depósitos referentes a janeiro serão feitos entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro. Segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados a partir de 3 de fevereiro.
O INSS orienta para que os beneficiários fiquem atentos. A data de depósito dos proventos depende do número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.
A tabela de pagamento de benefícios (veja abaixo) é a programação anual que o INSS faz para esclarecer ao cidadão em qual data o seu pagamento estará disponível na rede bancária.
Para saber o dia correto do seu pagamento, o beneficiário precisa conferir o número do seu benefício. Cada benefício pago pelo INSS é composto por uma numeração única e segue um padrão de 10 dígitos no seguinte formato: 123.456.789-0.
O número a ser observado será o que se encontra antes do traço, ou seja, o penúltimo algarismo. Neste caso, o número “9”. Além dessa informação, também é necessário observar se o benefício é de um salário mínimo ou acima dele.
Segundo o INSS, os idosos com 65 anos de idade ou mais e as Pessoas Portadoras de Deficiência, enquadradas na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), também devem seguir o novo calendário.
Quando houver feriado municipal, estadual ou federal, o pagamento do benefício deverá ser feito no dia útil seguinte.
O prazo para saque dos benefícios com cartão é até o final do mês seguinte (aproximadamente 60 dias) ao da disponibilização do valor na conta. Caso o segurado não faça o saque nesse período, os valores correspondentes serão devolvidos ao INSS.