O INSS já divulgou o calendário do BPC de julho com as novas datas dos repasses. Este mês, os beneficiários começam a receber a partir do dia 25 de julho, seguindo o último número do benefício.
O BPC é uma assistência vital para as pessoas idosas e com deficiência de baixa renda. Isso porque as pessoas que se enquadram nas exigências do programa garantem uma renda mensal de um salário mínimo.
A seguir, confira todos os detalhes sobre os próximos repasses e veja quem vai receber este mês.
O BPC é um programa de iniciativa do Governo Federal que atende as pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Os pagamentos são veiculados pelo INSS, mas o benefício não é previdenciário. Isso porque o BPC é uma assistência do Governo Federal. Assim, não garante o recebimento do 13º salário, assim como os outros benefícios previdenciários.
Além disso, para receber não é preciso ter contribuído ao INSS. O processo de inscrição é simples e é importante lembrar que não exige nenhum tipo de pagamento para aprovação.
Os pagamentos do BPC vão contemplar todas as pessoas que seguem as regras do programa e já tiveram aprovação. Dessa maneira, conheça quais são as exigências para receber:
Os depósitos do BPC ocorrem na conta indicada pelo INSS na confirmação do cadastro. Para receber, os beneficiários podem utilizar o cartão do benefício para saque em dinheiro ou mesmo acessar o aplicativo do banco para movimentar o saldo.
Assim, confira o calendário oficial com todas as datas dos repasses:
Antes de tudo, vale lembrar que os interessados em receber o BPC devem observar as regras do programa para saber se estão de acordo com as exigências e receber no calendário de julho de 2024.
Após conferir e confirmar as regras, basta seguir o passo a passo de inscrição para solicitar o benefício.
Em primeiro lugar, o responsável familiar deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para fazer o cadastro no CadÚnico.
O CadÚnico é o banco de dados do Governo Federal que reúne as informações das famílias de baixa renda. Dessa forma, é por este sistema que o governo identifica quem tem direito ao benefício e faz a concessão.
Para o atendimento, o responsável familiar deve portar os seguintes documentos:
Após a inscrição no CadÚnico, o responsável familiar deve solicitar o BPC junto ao INSS. Todo o processo é feito de forma 100% online e é livre de burocracia.
Para fazer o pedido, basta seguir o passo a passo:
Para as pessoas com deficiência, ainda será necessário passar pela perícia médica. Para isso, basta comparecer ao INSS na data e horário marcados no momento da inscrição online.
Depois, é só acompanhar a solicitação. Assim, basta acessar um dos seguintes canais de atendimento:
Ademais, por meio dos canais oficiais também é possível consultar o calendário do BPC de julho e demais pagamentos do benefício.