O Bolsa Família tem passado por diversas transformações ao longo deste ano, visando aprimorar o atendimento aos seus beneficiários. Um exemplo disso é que o governo implementou pagamentos extras para algumas famílias, bem como adiantou o cronograma de distribuição das parcelas para alguns inscritos.
Neste mês de agosto, o repasse do benefício será efetuado mais cedo nas contas dos beneficiários. Caso você esteja contemplado pelo Bolsa Família, é importante verificar a seguir quais indivíduos têm direito ao pagamento adiantado.
Para o mês de agosto, como mencionado anteriormente, tanto o Bolsa Família quanto o auxílio para gás terão seus repasses antecipados. Consequentemente, os beneficiados que aguardam por esses auxílios devem monitorar suas contas bancárias para conferir as parcelas recebidas, além de checar quais complementos adicionais estão disponíveis.
Por exemplo, famílias que incluem crianças com até seis anos podem receber acréscimos a partir de R$ 150. Ademais, aquelas que abrangem gestantes, mães lactantes e adolescentes de até dezoito anos têm a possibilidade de obter R$ 50 por cada indivíduo mencionado. Vale ressaltar que os benefícios extras são cumulativos, resultando em aumentos significativos nos valores recebidos.
Além disso, neste mês também ocorre o repasse do Auxílio-Gás, destinado tanto a parte dos beneficiários do Bolsa Família quanto aos contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC). É válido lembrar que a folha de pagamento deste programa apresenta uma redução leve.
As famílias que fazem parte do programa Vale-Gás (ou Auxílio-Gás) receberão uma nova parcela do benefício no mês de agosto de 2023. Esse auxílio, que é pago a cada dois meses, destina-se à compra de gás de cozinha, e o mais recente pagamento ocorreu em junho.
Instituído em dezembro de 2021, o Vale-Gás nacional beneficiou aproximadamente 5,68 milhões de famílias de baixa renda ao longo do ano passado. Já o último pagamento, efetuado em abril, contemplou 5,62 milhões de famílias, após a exclusão de 330 mil delas.
As famílias em situação vulnerável que atendem aos critérios para receber o Vale-Gás não necessitam se inscrever para participar do programa. Efetua-se a seleção dos beneficiários automaticamente pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) com base em diversas fontes de informações, tais como:
Entretanto, para serem elegíveis ao auxílio bimestral, as famílias devem estar dentro das diretrizes de seleção do público-alvo do programa. Terão direito ao Vale-Gás: