Quando se pensa em obter um empréstimo, um dos primeiros nomes que surge é o da Caixa Econômica Federal, uma instituição que se destaca pela facilidade de pagamento e taxas de juros mais acessíveis, bem diferente da Crefisa. No entanto, antes de tomar uma decisão, é crucial compreender todas as opções disponíveis e os detalhes associados a cada uma delas. No final do texto também falaremos de Empréstimo para Bolsa Família, por isso leia até o final
O Crédito Pessoal Caixa é um empréstimo que pode ser utilizado pelo cliente da maneira que melhor atender às suas necessidades. Disponibiliza diversas modalidades, com condições de pagamento flexíveis, permitindo que o cliente escolha a que melhor se adequa à sua situação financeira.
As parcelas do empréstimo podem ser pagas de uma única vez ou em prestações mensais com taxa pré ou pós-fixada. É possível parcelar a dívida em até 60 meses (cinco anos), prazo que pode variar de acordo com o relacionamento do cliente com a Caixa.
A Caixa oferece quatro opções de crédito para você escolher a que melhor se adequa à sua necessidade. Veja quais são elas:
Cada uma das opções de empréstimo possui características particulares que as diferenciam. Vejamos cada uma delas detalhadamente.
O Crédito Pessoal Mensal Pré-Fixado possui juros pré-fixados. O prazo para pagamento é de 1 a 48 meses.
No Crédito Pessoal Mensal Pós-Fixado, os juros são pós-fixados e o prazo para pagamento é de 4 a 36 meses.
Para os clientes que recebem salário em conta de depósito ou benefício na Caixa, há a opção do Crédito Salário Caixa Mensal Pré-Fixado. Este também possui juros pré-fixados e o prazo para pagamento é de 1 a 48 meses.
O Crédito Salário Caixa Mensal Pós-Fixado é destinado a clientes que recebem salário ou benefício em conta de depósito na Caixa. Os juros são pós-fixados e o prazo para pagamento é de 4 a 36 meses.
Antes de contratar o empréstimo, é necessário estar atento às taxas de juros e demais encargos que podem ser cobrados. No caso da Caixa, há cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) conforme legislação em vigor. No caso das opções pré-fixadas, os juros são definidos conforme taxa em vigor na data da contratação e deduzidos do empréstimo no ato da contratação. Já nas opções pós-fixadas, são cobrados juros + TR, mensalmente. As tarifas devem estar de acordo com a tabela de tarifas vigente, disponível nas agências ou no site da Caixa.
Para contratar um empréstimo na Caixa, o processo envolve três etapas principais:
para contratar agora, basta acessar o site da Caixa
A Caixa Econômica Federal está oferecendo uma nova opção de crédito chamada Crédito CAIXA Tem. Ela é destinada a pessoas físicas e Microempreendedores Individuais (MEIs) que desejam iniciar ou expandir seus negócios, bem como os beneficiários do Bolsa Família.
Essa modalidade de empréstimo permite cobrir despesas diversas. Por exemplo: quem recebe o Bolsa Família pode quitar contas de serviços básicos, e os MEI’s conseguem pagar fornecedores, compra de insumos e mercadorias para revenda, entre outras necessidades.
Para pessoas físicas, o empréstimo é totalmente online e pode ser solicitado diretamente pelo aplicativo CAIXA Tem (disponível para Android e iOS).
Os requisitos para solicitar são:
Para Microempreendedores Individuais (MEIs), o processo é diferente e deve ser feito nas agências da CAIXA. Os requisitos são:
O valor máximo disponível para o empréstimo é de até R$ 1.000,00. O prazo de pagamento varia de 18 a 24 meses, com taxa de juros de até 3,99% ao mês.
A Caixa realizará a avaliação de crédito dentro de um prazo máximo de 10 dias, após a atualização do seu cadastro. Se o seu crédito for aprovado, você terá a opção de solicitar o financiamento no próprio app.
Após a contratação do financiamento, o valor será depositado diretamente na sua conta Poupança Caixa Tem. O pagamento das parcelas será feito através de débito automático na sua conta Poupança.
A caixa ainda oferece mais 3 possibilidades de Empréstimo, confira: