Todos os anos, muitas pessoas aguardam pelo pagamento da restituição do Imposto de Renda, a fim de conquistar um dinheiro a mais no mês e, assim, garantir uma maior organização das finanças. Entretanto, como o pagamento da restituição é feito por lotes, algumas pessoas têm que aguardar por mais tempo para receber o valor que tem direito.
Pensando nisso, preparamos este guia com tudo o que você precisa saber para solicitar a antecipação da restituição do IR 2023. Não deixe de conferir e avalie se essa possibilidade faz sentido para você. Vamos lá!
Antecipação da restituição do IR 2023: Veja como funciona
A Caixa Econômica Federal oferece aos brasileiros a possibilidade de fazer a antecipação da restituição do IR 2023. Entretanto, é importante que você tenha em mente que essa antecipação é como se fosse, na prática, um empréstimo. Por isso, a Caixa cobra juros, que variam de acordo com o valor, na hora de liberar o dinheiro para o contribuinte.
Ainda assim, muitas pessoas recorrem a essa possibilidade por necessitarem de dinheiro mais rápido no bolso. Portanto, cabe a você avaliar se essa situação é interessante para o seu caso ou não.
Lembrando, ainda, que como se trata de um empréstimo, o pagamento deste será feito quando o seu lote de restituição for verdadeiramente liberado. Nesse caso, ao invés de você receber o valor em conta, a Caixa Econômica é que receberá como pagamento do empréstimo feito anteriormente.
Outro ponto que devemos destacar é que essa modalidade de antecipação só é liberada para quem solicitou receber a restituição em uma conta da Caixa. Em outros casos, é preciso conversar com a agência do seu banco para averiguar se é possível fazer essa antecipação.
Para solicitar, é só seguir um passo a passo simples, que apresentamos no tópico seguinte. Continue lendo.
Como solicitar a antecipação da restituição do IR 2023?
O passo a passo para solicitar a antecipação da restituição do IR 2023 é super prático. Primeiro, você deverá se dirigir até a sua agência da Caixa Econômica Federal, ou seja, aquela onde você abriu a sua conta. Para isso, leve documentos como:
- Documentos de identificação pessoal, como RG e CPF;
- Comprovante de renda e de residência;
- Declaração do IR com recibo e indicação da Caixa Econômica Federal como a instituição financeira que será recebedora.
Assim, é possível solicitar que a antecipação ocorra. Entretanto, lembre-se de que ainda estamos falando de um empréstimo, portanto, pode ser que a Caixa avalie a situação antes de liberar o saque antecipado.
Outro ponto que merece atenção é que você não precisa fazer a antecipação apenas pessoalmente. Pelo app do banco você pode acessar a aba de “empréstimos” e, em seguida, clicar em “antecipar restituição”. Depois disso, será necessário anexar os documentos que mencionamos anteriormente, e outros mais, caso a plataforma on-line faça a solicitação.
Por fim, é só aguardar a análise do crédito e esperar o dinheiro entrar na conta mais rápido. Tudo de uma maneira prática e segura.