Quando ficamos com o nome “sujo”, uma das primeiras preocupações que surgem é como quitar essa dívida. Como obter recursos para limpar o nome no SPC e Serasa estando endividado? Essa questão preocupa ainda mais pelo fato de que quanto mais tempo se passa, maior fica o montante da dívida. Nesse sentido, o Penhor da Caixa pode ser uma opção de empréstimo sem consulta ao SPC e Serasa.
Ele é uma modalidade de empréstimo sem consulta já bastante antiga, largamente utilizada para quem precisa de dinheiro rápido e sem maiores burocracias. Confira na matéria desta sexta-feira (23) do Notícias Concursos, como funciona esse tipo de crédito.
Como funciona o empréstimo sem consulta da Caixa?
O sistema de empréstimo sem consulta ao SPC e Serasa por penhor não é uma novidade no mercado. Aliás, ele existe há pelo menos 50 anos. Contudo, devido à crise econômica que assola o país há algum tempo, a procura por esse tipo de crédito tem sido crescente, pois é um empréstimo normalmente mais barato.
Basicamente falando, o Penhor da Caixa consiste em você pegar algum objeto de valor que possui, como uma joia, por exemplo, e levar até a referida agência bancária mais próxima. Lá alguém avaliará o valor do objeto. Ele fica lá como uma garantia de que você pagará o empréstimo.
Com isso eles determinam o quanto de crédito pessoal podem te conceder. É cobrada uma taxa de juros, porém esta é baixa, uma das menores do mercado. Além disso, eles não efetuam consulta ao SPC e Serasa para conceder esse empréstimo que, aliás, se aprovado, é pago na hora.
Quais são os documentos necessários?
Para efetuar o Penhor da Caixa, você deve levar consigo os seguintes documentos:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de residência.
Qual o valor mínimo e máximo para esse empréstimo? E o prazo?
O valor mínimo do empréstimo é de R$50,00. O valor máximo é de até 85% do valor do bem penhorado. Nesse caso, o valor do crédito concedido não pode ultrapassar os R$ 100 mil.
Ademais, as taxas de juros vão de 2% a 2,459% mensais. Além disso, durante a contratação desse crédito pessoal, eles demandam também uma tarifa de risco, seguro e uma tarifa de avaliação e renovação.
Os prazos para pagamento total do empréstimo são respectivamente de 30, 60, 90 e 180 dias. Esses prazos podem ser renovados, se necessário. Se ele não for quitado dentro do prazo, o objeto penhorado será leiloado.
Que tipos de objetos podem ser penhorados na Caixa?
Os objetos que podem ser encaminhados para o empréstimo sem consulta ao SPC e Serasa do Penhor da Caixa são:
- Joias;
- Pérolas;
- Metais preciosos;
- Pratarias;
- Diamantes lapidados;
- Canetas (de valor).
Cabe salientar que itens confeccionados com ouro devem ter acima de 12 quilates. Só serão aceitos objetos com quilates inferiores se tiverem um valor realmente expressivo ou forem realmente importantes em termos culturais e históricos. Objetos banhados a ouro ou prata só se for um enchimento abaixo de 50% para valerem no empréstimo sem consulta da Caixa.