O Banco Central (BC) aplicou uma multa de R$ 200 mil à Caixa Econômica Federal (CEF) por cobranças indevidas de tarifas a clientes do banco. Nesse contexto, o julgamento pela autoridade financeira aconteceu na manhã desta segunda-feira (6). Dessa forma, a multa foi aplicada como medida para conter as cobranças indevidas.
Segundo a investigação do BC, a Caixa cobrou, de 2008 a 2017, tarifa irregular de confecção de cadastro de clientes que já possuíam relacionamento com a instituição financeira. Nesse sentido, segundo o BC, as tarifas cobradas irregularmente foram no segmento de contas de depósito e em financiamento imobiliário.
Além disso, o Banco Central também identificou cobrança irregular na Tarifa de Avaliação Emergencial de Crédito (TAEC). Dessa forma, a cobrança irregular teria sido feita entre abril de 2014 e setembro de 2016, referente a clientes titulares de cartões de crédito que solicitavam aumento de limite para compras.
No processo, a Caixa negou as irregularidades, alegando que as cobranças estavam de acordo com os regulamentos do BC. Ademais, a instituição financeira afirmou que as cobranças estavam previstas pela normatização interna. Com a condenação, o banco pode recorrer ao Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN).
Até o dia 20 de dezembro, a Caixa está com vendas abertas de imóveis pela internet. Desse modo, pessoas que estiverem interessadas devem acessar a plataforma do banco e apresentar uma proposta a partir do valor mínimo de venda do imóvel. Em seguida, a proposta de maior valor no final do tempo estipulado é considerada vencedora.
A Caixa possui unidades de casas, apartamentos e salas comerciais, disponíveis para venda. Nesse sentido, de acordo com comunicado do Governo Federal, quem adquirir um desses imóveis do banco fica livre de qualquer despesa que esteja atrasada, como condomínio e IPTU, geradas até a data da aquisição.
Com a campanha, uma das metas da Caixa é proporcionar condições que sejam especiais de financiamento para os clientes. A depender da forma de pagamento, até 100% do valor do imóvel pode ser financiado. Sendo assim, o prazo para pagamento pode se estender em até 35 anos dentro das possibilidades do cliente.
No final de novembro, as agências da Caixa voltaram a atender nos horários anteriores à pandemia de covid-19. De acordo com o banco, isso foi possível de acontecer desde que a legislação municipal não determine um padrão diferente do estabelecido anteriormente. Caso determine, os horários de atendimento precisarão mudar novamente.
Nesse sentido, os horários regulares de abertura e fechamento das unidades variam de acordo com as especificidades e fusos de cada região. Sendo assim, em grande parte do país, o atendimento ao público acontece entre 10h e 16h. Já durante a pandemia, as agências funcionaram a partir de 8h, em especial para atender demandas relativas ao pagamento de benefícios como o Auxílio Emergencial.
Por fim, a Caixa também disponibiliza aos clientes atendimento remoto e digital por meio do WhatsApp Caixa, no 0800 104 0104, do internet banking e de diversos aplicativos, como Habitação Caixa, DPVAT e Auxílio Brasil.