Confirmado! Os estados e municípios estão autorizados a fazer as atualizações ou novas inscrições do Cadastro Único através de telefone ou pela internet. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União, por meio da Portaria nº 368/2020 e terá vigor para locais que decretaram situação de emergência ou calamidade pública.
Sendo assim, o objetivo é evitar aglomerações durante a pandemia e, ao mesmo tempo, aumentar o acesso dos brasileiros ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Para realizar o atendimento do CadÚnico online ou pelo telefone, as prefeituras vão precisar seguir algumas regras. Dentre elas:
As demais regras podem se lidas na portaria. “A Portaria responde à necessidade emergencial por atendimento remoto, permitindo que os municípios possam organizar a gestão do Cadastro Único e melhor atender aqueles que precisam se cadastrar ou atualizar o cadastro”, afirma o diretor do Cadastro Único do Ministério da Cidadania, Walter Emura.
Em casos emergenciais, o atendimento presencial deve ser realizado. Contudo, será preciso que o agendamento do atendimento seja feito. A decisão é válida enquanto houver situação de emergência ou o estado de calamidade pública.
Diversos trabalhadores têm dúvidas se possuem ou não cadastro no CadÚnico do governo federal. Para tirar esta dúvida, basta consultar um dos canais de atendimento da plataforma, utilizando os dados pessoais dos integrantes da família. As plataformas usadas são:
Veja também: Não tenho Cadastro Único. Como faço para receber o auxílio de R$600?