A Receita Federal confirmou que as pessoas que solicitarem o recebimento da restituição do Imposto de Renda por PIX poderão ter benefícios. Um deles, por exemplo, é ter prioridade no sistema de pagamentos dos lotes no decorrer deste ano. Quem faz a opção por PIX, terá mais chance de pegar o dinheiro mais cedo.
Mas afinal de contas, o que o cidadão precisa fazer para solicitar a restituição por Pix? O caminho não é complexo, e a solicitação pode ser feita dentro do programa da declaração no momento do envio da documentação ao fisco. É necessário que a chave Pix que será enviada para a Receita seja um CPF. Qualquer outro tipo de chave não será aceito.
Dentro do programa da declaração, vá para a tela Início, clique em Imposto a Pagar e siga para Informações Bancárias. Neste momento, basta informar a sua chave pix no sistema.
Há ainda um segundo caminho. O cidadão pode realizar todo o seu procedimento de envio de dados e na parte final, o próprio sistema vai indicar que o indivíduo precisa inserir ou confirmar os dados bancários. O cidadão pode simplesmente escolher a opção Pix e inserir a sua chave.
As pessoas que ainda não possuem uma chave pix, podem criar uma do zero. Os cidadãos que já possuem uma chave pix, mas que não é o CPF, também podem criar uma segunda identificação apenas para este fim, sem maiores problemas.
Abra o app do seu banco no celular ou em um tablet. Note que em algumas instituições financeiras, é necessário validar este aplicativo em uma agência física antes de começar a usar. As regras variam a depender do banco.
Considerando que o seu app já esteja apto para uso, procure no menu principal a opção de Transferências, e siga para Pix.
Na sequência, clique na opção de criar uma nova chave Pix, e logo depois escolha o tipo de chave que você quer criar. Lembre-se que para fins de declaração do Imposto de Renda deste ano, é necessário escolher a opção do CPF.
Confirme as informações que o seu banco estará exibindo.
Segundo informações da Receita Federal, o valor da restituição do Imposto de Renda é sempre atualizado pela chamada taxa Selic, que é acumulada ao mês seguinte ao prazo final da entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento.
O valor se torna fixo uma vez que ele é enviado ao banco escolhido pelo contribuinte, independente da data em que for recebido pela instituição.
Vale lembrar que nem todos os contribuintes podem receber a restituição do Imposto de Renda. Apenas em alguns casos este dinheiro poderá ser retomado oficialmente.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de restituições que serão realizadas no decorrer deste ano pela Receita Federal.