O Banco Central está trabalhando em uma nova ferramenta para as transferências bancárias instantâneas. Trata-se do Pix parcelado. Com a nova função, os usuários poderão realizar transferências via PIX sem dinheiro disponível na conta e pagar de forma parcelada.
De acordo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o PIX parcelado poderá aumentar a competitividade do crédito no Brasil. Assim, a nova ferramenta é uma excelente oportunidade para as pessoas que não possuem saldo na conta e precisam de crédito para realizar transferências bancárias instantâneas.
Apesar disso, ainda não há uma data oficial para o lançamento da modalidade para todas as instituições financeiras. No entanto, é importante destacar que alguns bancos já oferecem o serviço como uma opção de pagamento.
A seguir, confira mais informações sobre a novidade e saiba como utilizar no app do seu banco.
O Pix parcelado funciona como um crédito pessoal. Dessa forma, você pode imaginá-lo como um empréstimo que você adquire para a obtenção de algum bem ou serviço. Basicamente, o seu funcionamento é muito simples.
Primeiramente, você deve escolher uma instituição financeira que ofereça o serviço. Depois, você deve realizar o pagamento ou transferência de uma quantia através da modalidade do Pix parcelado, mesmo se não tiver saldo na conta.
Dessa forma, você estará solicitando um crédito pessoal. A pessoa que receber a sua transferência ou pagamento, receberá o valor integral, como acontece no PIX tradicional. No entanto, você pode escolher, dentro do aplicativo, opções de parcelamento do valor solicitado.
A realização de todo o processo se dá de forma 100% digital e totalmente instantânea. A seguir, confira os bancos que oferecem o serviço:
Primeiramente, para utilizar o Pix Parcelado, o interessado precisa fazer login no aplicativo do seu banco e procurar pela opção de PIX. Assim, deverá informar que deseja realizar uma transferência.
Após selecionar a aba de transferência, várias opções serão mostradas na tela, como Pix copia e cola, com chave e com QR Code. No entanto, você deverá selecionar a opção de “Pix parcelado” ou “Transferir com cartão de crédito”.
Em seguida, basta informar a chave para transferência, o valor a ser enviado e a quantidade de parcelas. Depois, basta conferir as informações e confirmar a operação. Vale ressaltar que as condições da contratação vai depender de cada instituição financeira.
Além disso, o limite disponível para transferência parcelada também poderá passar por uma análise de crédito. No caso do Pix Parcelado no cartão de crédito, o limite disponível será o mesmo limite do cartão.
O Pix foi criado em 2020 e impulsionou a dinâmica de pagamentos no Brasil. Desde a sua criação até setembro de 2022 já tinham sido feitas mais de 26 bilhões de transações pela ferramenta, com valores transacionados de R$ 12,9 trilhões.
No entanto, a ferramenta não parou de inovar e trouxe novas soluções para os usuários ao longo da sua existência. Além das novidades que estão em desenvolvimento, o Banco Central já criou o Pix Cobrança, uma modalidade que facilita a cobrança e transferência de valores por meio do pix.
Além disso, outras novidades já entraram em vigor, como o pix copia e cola, Qr Code e pix agendado. Tudo para tornar a vida financeira de milhares de brasileiros ainda melhor.