Economia

Brasileiros recebem PÉSSIMA NOTÍCIA neste fim de março e não têm motivo para comemoração

Nenhum país do mundo registra tantas tentativas de golpes e fraudes em aplicativos de mensagens como o Brasil. Ao menos é o que aponta a nova pesquisa divulgada nesta semana por uma empresa internacional de segurança digital. Em solo nacional, milhares de quadrilhas estão se especializando em enganar pessoas e a fazer vítimas através da internet.

Os modelos de golpe são os mais variados e costumam mudar dia após dia. Há casos de golpistas que enviam falsas cobranças de boletos, anúncios mentirosos e até promessas de recebimento de Pix. Estima-se que milhões de brasileiros são vítimas de tentativa de fraude por este sistema todos os dias na internet.

Membros da Polícia Federal, que costumam receber denúncias de golpes com bastante frequência, afirmam que a criatividade dos criminosos parece não ter limites. A avaliação dos agentes é de que toda semana há um novo tipo de golpe, com outra grande mentira cujo  objetivo principal é enganar pessoas.

As mudanças no processo são essenciais para que os golpistas continuem lucrando. Quando a fraude começa a enganar muitas pessoas, normalmente algum veículo de imprensa costuma explicar como ela funciona, o que faz com que boa parte das pessoas não caiam mais naquela tentativa de fraude específica. Neste sentido, os bandidos precisam criar novas formas de enganar os cidadãos.

O que fazer para evitar problemas

Mas se os tipos de golpe estão cada vez mais variados, o que o cidadão pode fazer para se livrar de todos eles? Segundo analistas, a principal dica é redobrar os cuidados para evitar cair nas fraudes.

Uma dica importante, por exemplo, é desconfiar de grandes vantagens. Considerando a atual situação da economia no país, é importante lembrar que a ideia de ganhar dinheiro fácil pode parecer tentadora, mas é difícil imaginar que alguém está distribuindo verba de qualquer maneira.

Também é importante desconfiar de propostas emergenciais. Normalmente, os golpistas usam o teor de emergência para fazer com que o cidadão clique rapidamente em um link ou envie documentações antes de dar tempo do indivíduo entender que o processo se trata de um golpe.

Neste sentido, também é importante ter cautela com links enviados em seus aplicativos de mensagem. Um simples clique pode fazer com que o sistema instale vírus perigosos no seu celular. Seguir todas estas estratégias pode fazer a diferença.

Conversar com os mais velhos

Analistas acreditam também que é importante conversar com os seus pais, avós e tios sobre o assunto. Normalmente, as pessoas que não têm familiaridade com o mundo digital, sejam elas mais velhas ou mais jovens, são mais suscetíveis aos golpes.

Uma simples conversa com estas pessoas explicando como atuam as quadrilhas e como elas costumam roubar dados e praticar fraudes, pode fazer com que mesmo os mais idosos passem a ter mais cuidado na hora de clicar em um link ou mesmo atender uma ligação no celular.

Já fui vítima

Caso o cidadão tenha tomado todas as medidas de segurança e ainda assim tenha sido vítima de um golpe, a dica é manter a calma e registrar o ocorrido em vias oficiais.

Notificar a polícia sobre o ocorrido pode ser importante para que as forças de segurança encontrem cada vez mais quadrilhas, e impeçam que um número maior de crimes deste tipo sigam ocorrendo no Brasil.