Brasileiros que desejam comprar carros podem se deparar com a oportunidade de economizar no valor fechado no negócio. Isso porque a Medida Provisória que vai reduzir o preço de alguns veículos está prestes a ser editada. Por conta dessa MP, a estimativa é que a isenção fiscal de 33 modelos de veículos produzidos por 11 marcas diferentes garanta a aquisição do automóvel para quem está em busca de uma oportunidade que caiba no bolso.
Além de reduzir o custo da compra do veículo, essa medida também proporciona impactos positivos em milhares de empregos, reduzindo as chances de que haja o efeito colateral de desempregos nesse setor. Entenda melhor o assunto acompanhando este conteúdo até o fim.
A estimativa da MP é que o governo deixe de arrecadar cerca de 500 milhões de reais devido a isenção fiscal na venda e compra de veículos. Os automóveis que entram na proposta são avaliados em até 120 mil reais, o que faz com que mais de 33 modelos possam se tornar uma oportunidade para quem deseja comprar um novo carro.
Para se ter ideia, a estimativa é que na hora de fechar o negócio, seja possível ter uma queda no valor que varie de 1,5% a 10%. Sendo assim, uma grande oportunidade para economizar na compra do veículo e garantir um automóvel novo para a família.
Porém, é importante ficar atento a alguns fatores. É o caso do prazo para que esse desconto esteja em vigor. A estimativa é que o prazo para as isenções seja de três a quatro meses, embora as montadoras tenham sugerido que a medida durasse, pelo menos, um ano.
Apesar de ser um período mais curto, a estimativa é que mais de 120 mil veículos sejam vendidos graças ao desconto de isenção, tornando-se, assim, uma oportunidade valiosa. Isso porque além de possibilitar a compra e a venda de automóveis, essa proposta também pode impactar milhares de emprego, de forma direta e indireta, proporcionando benefícios para uma escala crescente de pessoas.
As queixas dos empresários do setor automotivo começaram há algum tempo e, desde fevereiro, o Governo tem dado atenção a esse fator, indo em busca de medidas que pudessem atender essas demandas, de certa forma. A partir de então, a MP começou a ser estudada e elaborada com o propósito de fornecer aos brasileiros, tanto do setor de automóveis quanto à população em si, uma possibilidade de compra de veículos que proporcionasse benefícios para o consumidor e, também, para as montadoras.
Tudo isso pelo fato de a medida se propõe oferecer um verdadeiro incentivo fiscal às montadoras, que ajudam a baratear os custos de compra de veículos. Contudo, é importante frisar e ter em mente que a venda dos automóveis, em questão, é focada em modelos considerados “populares”, fomentando uma queda nos preços, durante um período, para que muitas pessoas possam, de fato, adquiri-los.