De acordo com um estudo da Comscore, empresa americana de análise da internet, o Brasil é o terceiro país do mundo que mais utiliza as redes sociais. Ao todo, são cerca de 131.506 milhões de contas ativas em todo o país. Deste total, cerca de 127,4 milhões são usuários únicos destas plataformas, ou seja 96,9%.
No levantamento da empresa, foram coletados dados e informações de países como Índia, Brasil, Indonésia, Estados Unidos, Argentina, México, Reino Unido, Itália, Espanha e França. Todavia, o estudo apontou que foram consumidos cerca de 356 bilhões de minutos nas redes sociais do Brasil em dezembro de 2022.
Desse modo, a estimativa é a de que os usuários brasileiros passaram 46 horas conectados nas redes sociais no mês. Vale ressaltar que a utilização destas plataformas é maior do que outros sites de serviços, de entretenimento, trabalho, corporativo, varejo e de instituições financeiras.
As redes sociais mais acessadas pelos usuários brasileiros são o Youtube, o Facebook e o Instagram. Analogamente, o alcance destas plataformas é de 96,4%, 85,1% e 81,4% respectivamente. Em seguida, os sites que também se destacam no país, com milhares de seguidores, são o TikTok, Kwai e o Twitter.
Em relação ao tempo de consumo, ou seja, ao período em que o usuário utiliza as redes sociais, o Instagram se destaca, com mais de 14 horas consumidas por mês, e o Youtube, com um consumo mensal de cerca de 12 horas. Aliás, eles são os campeões de audiência entre as mais famosas plataformas.
Em seguida, vem o TIK TOK com 9 horas e meia, o Facebook com 9 horas, o Kwai com 7 horas, o Twitter com quase 3 horas, o Linkedin, com 40 minutos e o Pinterest com 30 minutos. Esses dados coletados pela Comscore apontam que estas plataformas possuem um espaço relevante entre os usuários na internet.
A empresa, através de seu estudo, afirma que a posição de destaque destas redes sociais no Brasil, faz com que haja um aumento significativo na competitividade das plataformas. Isso faz com que as companhias procuram por estratégias inteligentes em busca de aumentar o engajamento de seus usuários.
As redes sociais são muito importantes, visto que elas oferecem às empresas, um ambiente favorável para que marcas sejam reconhecidas atuando de uma maneira mais próxima com seu público. Analogamente, o Brasil está apenas atrás da Índia e Indonésia no consumo destas plataformas.
Todavia, o estudo da Comscore também apresenta algumas informações importantes, como o fato de que entre janeiro e dezembro de 2022, o Facebook, o Instagram e o Twitter, somaram juntos, cerca de 15,6 bilhões de ações no Brasil, ou seja, 17% a mais que no mesmo período do ano anterior.
As três gigantes da internet, juntas, produziram 10 milhões de conteúdos, o que configura um aumento de 2% em relação ao ano de 2021. Outro número importante a ser observado é relativo aos compartilhamentos, que apresentou uma queda de cerca de 20% na comparação com o ano anterior. Ao todo foram 230,8 milhões.
Os influenciadores têm se destacado nas redes sociais por produzirem inúmeros conteúdos disponibilizados e compartilhados pelas plataformas. Eles juntos criaram 22,3 bilhões de ações em 2022. Dessa maneira, eles constituem 59% do total de engajamentos e 9% dos conteúdos publicados.
Deve-se observar que a categoria dos influencers que costumam cobrir filmes e séries são responsáveis por 30% dos conteúdos e compartilhamentos nas redes sociais do país. Ademais, estas pessoas possuem um alto poder de alcance e conexão com os usuários das plataformas, estabelecendo uma ótima relação com eles.
O Instagram é a rede social que apresenta uma maior diversidade em ações destinadas a seus usuários. Ela é a plataforma que apresenta a maior quantidade de compartilhamentos, além de comentários entre as marcas que a utilizam. No Facebook se destacam posts publicitários, mídia e entretenimento.
Em conclusão, é preciso observar que há um consumo cruzado entre as redes sociais. 99,1% dos usuários consomem o Instagram, o Tik Tok e o Youtube, regularmente. Há algumas curiosidades como o fato de que os usuários do Facebook possuem mais afinidade com viagens e telecomunicações.