Apesar de ficar de fora das do top 200 de melhores universidades do mundo, Brasil tem melhora em ranking internacional da Times Higher Education (THE).
A revista britânica apresenta todos os anos uma lista com as universidades mais bem avaliadas ao redor do mundo. Assim, no ranking divulgado nesta quarta-feira (02), o Brasil conta com 52 instituições. São seis a mais do que no ano passado.
Além disso, a Universidade de São Paulo (USP) subiu no ranking e é a melhor do Brasil, de acordo com a lista. Em seguida vem a Estadual de Campinas (Unicamp), que também teve melhora na classificação.
O Brasil é o 6º país com maior número de universidades na lista e fica à frente de países como Espanha, Itália e Alemanha, por exemplo. No entanto, a maioria tem colocação no último grupo (1001+). Assim, apesar de menos numerosas no ranking, as universidades dos países da Europa ainda tiveram melhores colocações.
Das 52 instituições brasileiras, 44 mantiveram a mesma classificação obtida no ranking anterior e seis são estreantes na lista. São elas: UFS, UFJF, UFMA, UFPB, UFU e UFPI.
Além disso, a maioria das universidades brasileiras são federais (35), em seguida vêm as estaduais (11) e apenas 6 instituições da lista são particulares.
A liderança do ranking ficou com os Estados Unidos, com 181 instituições. Assim, em seguida vêm Japão (116), Reino Unido (101), China (91) e Índia (63). Contudo, o primeiro lugar ficou com o Reino Unido, a Universidade de Oxford foi a melhor avaliada. Em segundo e terceiro lugar ficaram Standford (EUA) e Harvard (EUA), respectivamente.
A revista britânica analisou 1.527 universidades de 93 países para a composição do ranking. Além disso, entre os critérios de avaliação figuram ensino, pesquisa, citações, visão internacional e extensão.
O ranking internacional da THE é um dos principais na avaliação de universidades em todo o mundo.
E aí? Gostou do texto? Então deixe seu comentário!