Uma nova alteração no edital do concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN) foi anunciada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 14 de março.
A retificação no edital altera as datas previstas para as próximas etapas de seleção.
A primeira mudança diz respeito ao Teste de Aptidão Física (TAF). A data de convocação se mantem a mesma, dia 23 de março, próxima quinta-feira. O que muda é a data de realização do exame que passa a ser entre os dias 30 de março e 02 de abril. Anteriormente, o TAF estava previsto para os dias 28 e 31 de março.
Outra mudança é a data da Avaliação Psicológica. Com a retificação, os candidatos serão convocados no dia 14 de abril e realizarão o teste entre os dias 16 e 17 de abril (para o cargo de soldado) e 17 e 18 de abril (para o cargo de oficial). Antes da mudança, a data prevista para a avalição era entre os dias 16 e 18 de abril.
O resultado da Investigação Social e da Vida Pregressa foi confirmado para o dia 02 de junho. Também foi confirmada a data de divulgação do resultado final e a classificação geral que será publicada no dia 21 de junho.
O concurso Bombeiros RN passou por outras retificações importantes. Uma delas foi a extensão do período de inscrições, garantindo um tempo a mais para os candidatos efetuarem a participação e o pagamento da taxa.
Também foram alteradas as regras referentes a idade limite para assumir o cargo, além do nível de escolaridade exigido.
Antes da retificação, os candidatos ao cargo de soldado deveriam ter idade mínima de 21 anos e idade máxima de 30 anos. Agora, os candidatos até 35 anos, completados até o dia 31 de dezembro de 2022, podem se inscrever.
Em relação ao nível de escolaridade, apenas candidatos com cursos de bacharel ou licenciatura podiam se inscrever. Com a retificação, passam a ser aceitos também candidatos com curso tecnólogo.
O concurso público para o Corpo de Bombeiros – RN prevê 104 vagas para contratação imediata, distribuídas entre os cargos de soldados e agentes de saúde (oficiais).
Desse total, 102 vagas são para o cargo de soldado e 02 vagas para o cargo de médicos do quadro oficial de agente de saúde, nas especialidades de psiquiatria e cardiologia.
As vagas são disponibilizadas para profissionais com nível de formação superior em cursos bacharelados, tecnólogos ou licenciatura.
Para concorrer a uma das vagas, os candidatos também precisaram comprovar ter idade mínima de 21 anos, ser brasileiro, estar em dia com a justiça eleitoral e militar (no caso de candidatos do sexo masculino).
O edital também exigiu dos candidatos ter no mínimo 1,60 m de altura, se for do sexo masculino, e 1,55 m de altura, se for do sexo feminino. Os candidatos também precisam ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria “B”, no mínimo.
A remuneração inicial oferecida para o cargo de soldado é de R$ 3.929,01 e para o quadro de oficial da saúde é de R$ 10.804,77.
O processo seletivo para soldados do Bombeiros – RN está sendo realizado em sete etapas:
A prova objetiva contou com 80 questões de múltipla escolha divididas entre conhecimentos gerais e conhecimentos específicos que podem variar de acordo com o cargo pretendido pelo candidato.
As demais datas, cronograma completo e conteúdo programático das provas podem ser consultados diretamente no edital do processo seletivo do Corpo de Bombeiros do estado do Rio Grande do Norte.