A Caixa Econômica Federal segue nesta quinta-feira (20) com mais uma rodada de pagamentos do Bolsa Família. O maior programa de transferência de renda do país atende pouco mais de 20 milhões de pessoas de todas as regiões do país, segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.
Especificamente nesta quinta-feira (20), a liberação está sendo feita para os cidadãos que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 4. De acordo com a Caixa Econômica Federal, o saldo está na conta destes usuários desde as primeiras horas da manhã.
O Bolsa Família de junho parte sempre da ideia de liberação base de R$ 600 por família. No entanto, este patamar pode ser elevado ou até mesmo reduzido a depender da quantidade de adicionais a que cada cidadão tem direito. Por isso, a média de liberação para este mês de junho está na casa dos R$ 683,75.
Abaixo, você pode conferir a lista completa de adicionais do Bolsa Família que devem ser liberados neste mês de junho.
Quem tem NIS finais 1, 2, 3 e 4 já está com os valores de junho do Bolsa Família na conta. Os demais grupos, no entanto, precisam esperar um pouco mais para receber o benefício. Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos para este mês de junho.
Cada usuário tem um prazo de 120 dias, ou seja, quatro meses para movimentar o dinheiro do Bolsa Família. Caso contrário, o dinheiro será retido pelo governo federal.
Para ter direito ao Bolsa Família neste mês de junho, é preciso ter uma conta ativa e atualizada no sistema do cadúnico. Para além disso, também é preciso ter uma renda per capita de até R$ 218. Usuários de todas as regiões estão sendo atendidos
Também nesta semana, o governo federal iniciou os pagamentos de junho do Auxílio-gás nacional. Todas as famílias selecionadas devem receber o patamar de R$ 102.
Para ter direito ao Auxílio-gás nacional em junho, é preciso:
Para saber se você está entre os selecionados para o recebimento do Bolsa Família e do Auxílio-gás nacional não é preciso sair de casa. Esta verificação pode ser feita de maneira remota através do app do próprio Bolsa Família.
Em caso de dúvidas específicas sobre a sua situação, a dica é entrar em contato com um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo.