Os pagamentos de novembro do Bolsa Família devem ser iniciados dentro de uma semana, mas o processo de atualização das informações do app do aplicativo começou nesta sexta-feira (10). Na prática, isso significa que os cidadãos já podem confirmar se estão aptos aos repasses deste mês.
Oficialmente, o Ministério do Desenvolvimento Social, ainda não divulgou o número geral de novas entradas no Bolsa Família. Contudo, tomando como base as informações que estão sendo divulgadas por algumas prefeituras, é possível cravar que milhares de pessoas que não recebiam o benefício foram selecionadas para o programa.
Tratam-se de usuários novos, que não estão acostumados a receber o benefício social do governo federal. Para estas pessoas, o primeiro contato com o projeto pode parecer complexo, mas o fato é que não é preciso fazer muito para receber e movimentar o dinheiro do Bolsa Família.
Dicas para os novatos no Bolsa Família
Abaixo, separamos algumas dicas importantes que todo “calouro” em Bolsa Família deve saber antes de receber a sua primeira parcela do benefício social. As informações são baseadas em notificações divulgadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, o órgão responsável pelos pagamentos do programa.
- Baixe o aplicativo do Bolsa Família
Se você ainda não tem, é importante baixar o aplicativo oficial do Bolsa Família em seu celular. Trata-se de uma aplicação gratuita disponível para celulares Android e iOS. É através deste app que o usuário poderá entender os detalhes sobre os pagamentos do seu programa social.
- Baixe o Caixa Tem
Caso você ainda não tenha o app do Caixa Tem, também é importante baixá-lo gratuitamente no seu celular. É através desta aplicação que você vai conseguir movimentar o dinheiro do Bolsa Família sem necessariamente precisar sair de casa.
Pelo Caixa Tem será possível pagar contas, transferir saldos para outros bancos, e até mesmo gerar um código para saques em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
- Não tenho conta na Caixa
Oficialmente, os pagamentos do Bolsa Família são realizados em uma conta poupança social digital da Caixa Econômica Federal. Se você não tem uma conta neste banco, não há problema. Uma conta será criada automaticamente em seu nome.
Mas, como dito, é importante que você realize o download do app do Caixa Tem e siga os passos indicados para validar o seu cadastro.
- Analisando o calendário
Para quem nunca recebeu o Bolsa Família, analisar o calendário de pagamentos pode ser uma tarefa difícil, mas basta uma simples análise para entender que não é tão complicado.
O calendário tem como objetivo dividir as datas de pagamentos de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS) de cada usuário. Quem tem NIS final 1, por exemplo, recebe já no dia 17. Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de repasses do Bolsa Família para este mês de novembro:
- Usuários com NIS terminado em 1: 17 de novembro;
- Usuários com NIS terminado em 2: 20 de novembro;
- Usuários com NIS terminado em 3: 21 de novembro;
- Usuários com NIS terminado em 4: 22 de novembro;
- Usuários com NIS terminado em 5: 23 de novembro;
- Usuários com NIS terminado em 6: 24 de novembro;
- Usuários com NIS terminado em 7: 27 de novembro;
- Usuários com NIS terminado em 8: 28 de novembro;
- Usuários com NIS terminado em 9: 29 de novembro;
- Usuários com NIS terminado em 0: 30 de novembro.
Os pagamentos de novembro
Mesmo antes da atualização do aplicativo, também já é possível cravar que os valores pagos pelo Bolsa Família não devem ter uma grande mudança em relação ao que foi pago no mês de outubro.
Assim como nos meses anteriores, os repasses seguirão partindo de uma base de R$ 600, com possibilidade de aumento ou redução de valores de acordo com os adicionais a que cada família tem direito.