A notícia que tem percorrido a internet, nos últimos dias, é referente ao fato de que o Bolsa Família terá novos bloqueios nesta semana, e é muito importante que os beneficiários saibam o que está por vir.
Dessa maneira, é possível organizar a situação, quando viável, a fim de impedir que o bloqueio do pagamento aconteça. Para saber mais sobre o assunto, acompanhe este texto e tire as suas dúvidas.
Bolsa Família terá novos bloqueios neste grupo
O Bolsa Família terá novos bloqueios nesta semana, mas se você estiver com o seu cadastro correto e atualizado, possivelmente não sofrerá nenhum tipo de impacto por isso. Afinal, os bloqueios são focados naqueles cadastros que apresentam inconsistências e irregularidades. Um dos exemplos são as famílias unipessoais que, na verdade, possuem mais membros, mas fazem diferentes cadastros individuais apenas para receber um valor mais elevado.
Nesse caso, vejamos um exemplo: imagine uma família com três membros. Se cada uma delas fizer um cadastro unipessoal no Bolsa Família, automaticamente cada membro receberá, no mínimo, R$ 600 por mês, quando, na verdade, esse deveria ser o pagamento para o núcleo familiar, e não para cada membro.
Essa situação se tornou muito presente nos cadastros do Bolsa Família no último ano. O Governo constatou que houve um aumento exponencial na quantidade de famílias unipessoais dentro do programa. Isso gerou desconfiança nos gestores do Bolsa Família, o que fez com que um pente-fino profundo, focado nesse grupo, entrasse em ação.
Até agora, quase um milhão de cadastros já foram cancelados por conta desse tipo de irregularidade. E esse pente-fino ainda se mantém ativo! Por isso, o Bolsa Família terá novos bloqueios nesta semana, focando nesses grupos de famílias unipessoais que, na realidade, apenas mentiram no cadastro.
Se você está dentro dessa situação, ou seja, possui um cadastro unipessoal, mas na verdade mora com outras pessoas, infelizmente o bloqueio poderá se tornar uma realidade em breve. Mesmo que ele não ocorra nesta semana, o Governo pretende cancelar todos os cadastros irregulares até dezembro deste ano, criando um alívio para a fila de espera do Bolsa Família.
O que pode levar ao bloqueio do Bolsa Família?
Além de focar nas famílias unipessoais que possuem cadastros irregulares, os pentes-fino do Bolsa Família também se atentam a outros fatores, que costumam gerar bloqueios e exclusões do programa. Alguns exemplos são:
- Aumento da renda familiar, ultrapassando o limite de R$ 218 por pessoa;
- Desatualização do cadastro no CadÚnico, considerando que este deve ser atualizado sempre que há uma convocação e, no mínimo, a cada 2 anos;
- Descoberta de fraudes nas informações que foram apresentadas no momento em que foi feito o cadastro no CadÚnico;
- Falecimento do titular.
Ficar atento aos requisitos do programa, como manter a vacinação das crianças em dia, também é imprescindível para impedir o bloqueio. Se o seu cadastro for bloqueado, você pode procurar o CRAS mais próximo para averiguar e regularizar a situação.