O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) já confirmou todos os detalhes sobre o calendário do Bolsa Família de junho de 2024. Este mês, milhões de beneficiários terão direito a vários bônus do programa, garantindo maior renda para o seu orçamento mensal.
Contudo, para receber os valores adicionais, os membros das famílias precisam se enquadrar nas exigências de elegibilidade.
A seguir, veja quem tem direito ao benefício, como receber e fique por dentro de todos os detalhes sobre os repasses de junho.
O programa Bolsa Família conta com uma política de renda variável para os seus beneficiários. Isso significa que cada família recebe um valor diferente, de acordo com as suas regras internas.
Em primeiro lugar, vale destacar que o programa faz o pagamento de um valor base para todos os inscritos, que se fixa em R$ 600. Nesse sentido, nenhuma família pode receber uma parcela inferior.
No entanto, com a implementação das políticas de renda variável, o governo passou a pagar acréscimos na renda mensal, garantindo uma parcela maior para milhões de pessoas.
Em junho, os integrantes do programa poderão contar com os bônus do Bolsa Família. Essa é a diretriz que garante aumentar o valor da parcela. A seguir, veja quem tem direito ao benefício e o valor a receber:
Para se tornar elegível, é necessário que o grupo familiar tenha integrantes que se enquadrem em, pelo menos, uma das exigências acima.
Existem grupos familiares que se enquadram nas regras de recebimento do bônus, mas ainda não recebem o benefício em sua parcela mensal. Isso pode acontecer por falta de atualização cadastral.
Para identificar as famílias beneficiárias, o MDS utiliza o sistema do CadÚnico. Dessa forma, caso as informações da família não estejam atualizadas no sistema, não há como o governo identificar que ela tem direito ao recebimento.
Por isso, o responsável familiar precisa se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência para atualizar o CadÚnico. Dessa forma, o cadastro será revisado e a família começará a receber os valores integrais dos bônus.
Outra novidade que o Bolsa Família de junho trouxe para os beneficiários foi o pagamento do Auxílio Gás. O benefício é pago de forma bimestral e, este mês, haverá uma nova rodada de pagamentos.
Estima-se que 5,8 milhões de famílias brasileiras recebam o Auxílio Gás em junho. Dessa forma, aqueles que fazem parte dos dois programas poderão garantir uma parcela extra de R$ 100 este mês.
O MDS já confirmou que haverão antecipações do Bolsa Família em junho de 2024. Assim, dois grupos específicos poderão receber os pagamentos antes do previsto no calendário oficial:
Os pagamentos do Bolsa Família de junho começam no dia 17, com previsão de encerramento no dia 28.
Os depósitos são de responsabilidade da Caixa Econômica Federal, que disponibiliza os seus canais de atendimento para saque do benefício (caixas eletrônicos, lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento).
Além disso, os beneficiários também têm acesso ao aplicativo Caixa Tem. Com ele, conseguem acessar serviços como, PIX, pagamento de boletos, recarga de celular e vários outros.
Assim, confira o calendário oficial do Bolsa Família de junho: