O Bolsa Família atende os beneficiários do programa por meio de vários canais, como telefone, aplicativos do governo e até mesmo pelo WhatsApp.
No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como acessar esses canais e como utilizar os seus serviços. Por isso, reunimos neste artigo todos os canais que o Bolsa Família disponibiliza para os beneficiários e como utilizá-los. Veja a seguir.
Canais de atendimento do Bolsa Família
O Bolsa Família disponibiliza diversos canais para atendimento dos beneficiários. Assim, é possível consultar a aprovação do benefício, saldo, data de pagamentos e várias outras informações.
A seguir, veja o passo a passo para usar cada um dos serviços disponíveis.
1 – Aplicativo Caixa Tem
O Caixa Tem é o aplicativo que dá acesso à conta social digital da Caixa. Dessa maneira, os inscritos no Bolsa Família podem consultar o saldo, datas de pagamento, situação do benefício e realizar a movimentação financeira da sua parcela mensal.
Assim, para consultar o saldo no app, basta seguir os seguintes passos:
- Em primeiro lugar, abra o aplicativo Caixa Tem;
- No canto superior da tela, toque na opção “mostrar saldo”;
- Por fim, o saldo atualizado aparecerá automaticamente;
- Para mais detalhes, toque em “extrato”.
2 – Aplicativo Bolsa Família
O aplicativo Bolsa Família é o app oficial do programa e conta com diversos serviços de consulta da situação do benefício. Veja como usar:
- Baixe o aplicativo pela Play Store ou App Store;
- Depois, abra o app e insira seu CPF e senha;
- Consulte as datas de pagamento, parcelas liberadas e extrato detalhado.
3 – Aplicativo CadÚnico
O CadÚnico é a base de dados que o governo utiliza para encaminhar as famílias de baixa renda para os seus benefícios sociais. Dessa forma, o app permite a consulta dos dados familiares. Veja como usar:
- Primeiro, acesse o aplicativo CadÚnico pela Play Store ou App Store, ou a versão web;
- Após fazer o login, é possível verificar o cadastro, NIS, código familiar, situação cadastral e outras informações.
4 – WhatsApp
Recentemente, o governo divulgou mais um canal de atendimento do Bolsa Família: o WhatsApp. Para usar, basta seguir o passo a passo:
- Primeiramente, adicione o número oficial do Bolsa Família (0800 104 0104) aos seus contatos;
- Depois, envie uma mensagem e siga as instruções automatizadas para consultar seu benefício.
5 – Central de Atendimento Caixa
A Central de Atendimento Caixa para atendimento do Bolsa Família está disponível 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana. Assim, para consultar o seu benefício, basta ligar para o telefone 111 e seguir as instruções.
6 – Atendimento Caixa ao Cidadão
Por fim, outro canal disponível para consulta do Bolsa Família é o Atendimento Caixa ao Cidadão. Para usar essa opção, é só ligar para o telefone 0800 726 02 07.
Por este canal, o atendimento eletrônico ocorre 24 horas por dia, em todos os dias da semana. Porém, caso seja necessário atendimento humano, o horário de funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.
Canais para saque do Bolsa Família
A Caixa Econômica Federal é a responsável pelos depósitos do Bolsa Família. Dessa forma, disponibiliza diversos canais de atendimento para a realização do saque do benefício.
Nesse sentido, o saque com o cartão do Bolsa Família pode ser feito pelos seguintes canais:
- Caixas eletrônicos;
- Lotéricas;
- Correspondentes Caixa Aqui;
- Terminais de autoatendimento.
Além disso, o aplicativo Caixa Tem permite a movimentação financeira do benefício. Assim, quem recebe o Bolsa Família pode consultar o saldo e realizar PIX, pagamento de boletos, recarga de celular e vários outros serviços.
Com o app, também é possível realizar o saque do Bolsa Família sem o cartão do benefício. Para isso, basta entrar no aplicativo e gerar o código de saque.
Assim, após gerar o código, o beneficiário tem o prazo de 2 horas para comparecer ao caixa eletrônico ou lotérica para realizar o saque.
No caixa eletrônico, é necessário selecionar a opção “saque sem cartão” e seguir as instruções da tela. Na lotérica, basta informar o código gerado no Caixa Tem e apresentar um documento de identificação com foto ao atendente.