O novo Bolsa Família foi lançado na última semana, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinar a Medida Provisória que libera o benefício.
De acordo com a medida, novos valores adicionais serão incluídos no Bolsa Família. No entanto, é importante destacar que nem todos os benefícios extras podem ser liberados neste mês de março, visto que ainda estão em processo de atualização.
Acontece que o governo ainda está em fase de testes e análise sobre a introdução do novo sistema de pagamentos, cálculos dos benefícios, entre outros fatores. Dessa forma, após todos os critérios já estabelecidos, os valores poderão ser liberados aos beneficiários. Dessa forma, todas as famílias que recebem o Bolsa Família seguirão recebendo o valor oficial do programa, de R$ 600.
De acordo com informações oficiais, neste mês de março, apenas um benefício adicional será pago junto ao valor mínimo do Bolsa Família. Trata-se do “Benefício Primeira Infância”, destinado às famílias que possuem crianças de até seis anos de idade.
A saber, os demais benefícios adicionais serão pagos a partir de junho aos beneficiários do Bolsa Família que se enquadrarem nos requisitos. Confira os adicionais:
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou no último dia 02 a Medida Provisória nº 1.164 que determina o relançamento do Bolsa Família neste mês. No entanto, devido ao pente fino do programa, muitos membros de famílias monoparentais se preocuparam com a possibilidade de terem o benefício suspenso.
Todavia, uma ótima notícia foi dada aos beneficiários. De acordo com a MP, quem mora sozinho continuará sendo beneficiado pelo programa. O governo, em sua publicação, definiu família como um “núcleo composto por uma ou mais pessoas que formem um grupo doméstico, com residência no mesmo domicílio, e que contribuam para o rendimento ou que dele dependam para atendimento de suas despesas”.
Portanto, as famílias monoparentais poderão ser beneficiadas desde que se enquadrem nos requisitos necessários. É importante salientar que para ter direito ao Bolsa Família, os critérios seguem os mesmos, com diferença apenas na renda familiar. Isso porque, agora as famílias só precisam apresentar renda familiar per capita de até R$ 218.
O calendário do Bolsa Família de março foi definido da seguinte forma: