Os repasses do Bolsa Família de abril estão chegando e os beneficiários já podem consultar todas as informações e novidades do pagamento.
Este mês, o programa surge com novidades e benefícios exclusivos atrelados ao pagamento mensal dos inscritos, incluindo parcela maior e antecipações.
A seguir, fique por dentro de todas as novidades e veja o calendário oficial com todas as datas dos pagamento deste mês.
As novidades do Bolsa Família em abril trouxeram uma excelente notícia para milhares de beneficiários. As principais mudanças dizem respeito ao valor do benefício e às datas de pagamento.
Assim como nos meses anteriores, o Bolsa Família vai pagar a parcela mínima de R$ 600 para todos os beneficiários em abril. No entanto, as família ainda conseguem aumentar de forma significativa a sua renda, a depender da sua composição.
De maneira geral, os beneficiários poderão receber os bônus do Bolsa Família, que são acréscimos que o governo faz para gestantes, nutrizes, crianças e adolescentes.
Porém, milhares de inscritos receberão, ainda, outro valor extra exclusivo. Isso porque haverá o pagamento do Auxílio Gás, importante benefício assistencial que auxilia as famílias de baixa renda no custeio do gás de cozinha.
Nesse sentido, ao unir o valor base e todos os benefícios extras do Bolsa Família, a parcela poderá incluir os seguintes pagamentos:
Todos esses benefícios são cumulativos. Isso significa que uma mesma família pode receber mais de um deles ao mesmo tempo, dependendo da sua composição.
Em abril, haverá a antecipação do Bolsa Família para dois grupos. O primeiro deles é composto pelas pessoas que moram em municípios que declararam situação de calamidade pública.
Recentemente, vários estados do Brasil sofreram com as fortes chuvas, que castigaram os seus habitantes. Por isso, o governo vai antecipar o Bolsa Família para quem mora nessas regiões, concentrando o pagamento no dia 17 de abril, independente no final do NIS.
Além disso, uma nova regra determina que os depósitos previstos para a segunda-feira sejam disponibilizados no sábado anterior. Assim, os beneficiários deste mês são aqueles que possuem o NIS com final 4 e 9, recebendo nos dias 20 e 27 de abril, respectivamente.
Existe, ainda, um grupo de beneficiários que receberá o pagamento pela metade em abril. Isso acontece por conta da Regra de Proteção do Bolsa Família.
De acordo com essa regra, os inscritos que aumentam a renda para até meio salário mínimo per capita podem continuar recebendo o benefício por mais dois anos. Mas, neste caso, terá direito a 50% do valor de recebia nos meses anteriores.
A Regra de Proteção surgiu para proteger os beneficiários que teriam o Bolsa Família bloqueado de forma imediata. Dessa forma, aqueles que seriam suspensos por não se adequar às regras do programa poderão receber pagamento este mês.
Este mês, os repasses do Bolsa Família começam no dia 17 de abril. A Caixa Econômica Federal é a responsável pelos repasses e segue o calendário oficial para os depósitos.
Assim, a cada dia um novo grupo tem acesso aos recursos do programa, de acordo com o último dígito do NIS (Número de Identificação Social).
A seguir, confira todas as datas do calendário de abril de 2024:
Os beneficiários podem acessar o pagamento por meio do aplicativo Caixa Tem e realizar transferências, PIX, pagamento de boletos e acessar vários outros serviços.
Além disso, a Caixa também disponibiliza os seus canais de atendimento presenciais para saque do Bolsa Família (agências, caixas eletrônicos, lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento).