Dentro de mais alguns dias, o programa Bolsa Família estará oficialmente de volta. A expectativa é de que o projeto social atenda milhões de pessoas de todas as regiões do país. Neste sentido, os usuários querem saber o que podem fazer para conseguir receber o dinheiro do projeto nos próximos dias.
Em primeiro lugar é importante lembrar que não existe nenhum tipo de inscrição direta para entrada no programa Bolsa Família. Assim como acontecia com o antigo Auxílio Brasil, as seleções acontecem de maneira indireta com base nas informações contidas no cadastro do Cadúnico do Governo Federal.
Assim, se o cidadão deseja fazer parte do Bolsa Família neste mês de janeiro, a principal dica é não clicar em nenhum link enviado pela internet que prometa inscrição no programa. Além disso, também é importante entrar no Cadúnico. A entrada é de responsabilidade das prefeituras de cada município do país.
As pessoas que já estão no Cadúnico e que ainda não estão dentro do programa social precisam apenas manter o cadastro atualizado com informações verdadeiras. Note que a simples entrada no Cadúnico não garante o recebimento do Bolsa Família. O cidadão ainda precisa cumprir as regras de limite de renda per capita.
Além disso, mesmo as pessoas que estão com as informações atualizadas no Cadúnico e possuem uma renda per capita dentro do limite exigido, também precisam esperar até que o Ministério do Desenvolvimento Social selecione o seu nome. Não há um prazo pré-definido para que esta seleção aconteça.
Bolsa Família em janeiro
O Governo Federal já divulgou o calendário detalhado de pagamentos do Bolsa Família para este mês de janeiro de 2023. A ideia é que os repasses sigam se baseando na divisão de grupos pelo final do Número de Identificação Social (NIS) de cada cidadão.
Quem tem NIS final 1, por exemplo, recebe o saldo já a partir do próximo dia 18 de janeiro. Veja no calendário abaixo a definição de todas as datas de pagamentos do Bolsa Família para este mês.
- Usuários com NIS final 1: 18 de janeiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 2: 19 de janeiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 3: 20 de janeiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 23 de janeiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 5: 24 de janeiro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de janeiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 26 de janeiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 8: 27 de janeiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 30 de janeiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 0: 31 de janeiro (terça-feira).
O vale-gás nacional
Ao contrário do Bolsa Família, o vale-gás nacional não é um programa de caráter mensal. Assim como acontecia no ano passado, este benefício terá depósitos apenas nos chamados meses pares. A próxima liberação está marcada para fevereiro.
Na última segunda-feira (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou uma Medida Provisória (MP) liberando dinheiro para a manutenção do valor do vale-gás nacional de maneira temporária este ano.
Dessa forma, ao menos durante os primeiros meses de 2023, o vale-gás seguirá depositando sempre 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13kg. Este patamar é definido mensalmente pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).