BOLSA FAMÍLIA: NOVO CALENDÁRIO é divulgado; Veja novas datas e valores a receber
Governo Federal já divulgou novo calendário de pagamentos do programa Bolsa Família. Veja o detalhamento das datas
O mês de setembro acabou de começar, mas o governo federal já adiantou alguns detalhes sobre os pagamentos do Bolsa Família, que devem ocorrer na segunda quinzena. Assim como aconteceu nos meses anteriores, segue valendo a lógica de realização de repasses sempre nos 10 últimos dias úteis do mês.
O Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, órgão que responde pelos pagamentos do programa, já confirmou que vai retomar os pagamentos do Bolsa Família no próximo dia 18. Mas isso não significa que todos os usuários deverão receber o saldo nesta data.
Para saber o dia exato do seu recebimento, será necessário se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Quem tem NIS final 1, por exemplo, pode receber o Bolsa Família já no próximo dia 18. Mas quem tem NIS final 0 vai ter que esperar até o último dia do pagamento para poder receber o saldo.
Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de pagamentos do Bolsa Família para este mês de setembro.
- Usuários com NIS final 1: 18 de setembro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 2: 19 de setembro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 3: 20 de setembro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 21 de setembro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 22 de setembro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de setembro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 7: 26 de setembro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 8: 27 de setembro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 28 de setembro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 0: 29 de setembro (sexta-feira).
As antecipações de setembro
O governo federal também já confirmou que vai antecipar os pagamentos do Bolsa Família de setembro para alguns grupos do programa. Assim como ocorreu nos últimos meses, poderão receber o saldo antecipado as pessoas que:
- Recebem oficialmente na segunda
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, as pessoas que recebem o Bolsa Família oficialmente nas segundas, terão o valor depositado na conta já no sábado imediatamente anterior. Quem tem NIS final 6, por exemplo, recebe oficialmente na segunda (25), mas o dinheiro estará na conta já no sábado (23).
- Moram em cidades em situação de calamidade
Outro grupo que vai poder receber o Bolsa Família de maneira antecipada é o das pessoas que residem em cidades atingidas por fortes fatores climáticos e que estão oficialmente em situação de calamidade pública. A lista de municípios ainda não foi divulgada pelo Ministério, mas é provável que algumas cidades do Rio Grande do Sul sejam selecionadas. Mais de 40 pessoas morreram na região em decorrência das fortes chuvas na região nesta semana.
Neste caso, todos os usuários que residem em cidades em situação de calamidade pública não precisam se preocupar com o final do seu NIS. O dinheiro é depositado para todos já no dia 18.
Quem pode receber Bolsa Família em setembro
De uma maneira geral, as regras de seleção para o Bolsa Família neste mês de setembro não devem mudar. De acordo com o governo federal, para ter direito ao programa é necessário:
- ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico;
- ter uma renda per capita de até R$ 218.
Mesmo as pessoas que cumprem estas regras de seleção, ainda não estão oficialmente garantidas dentro do sistema do Bolsa Família. Isso ocorre porque o Ministério do Desenvolvimento Social seleciona os usuários com base no espaço orçamentário disponível para aquele determinado mês.
Para saber se você está entre os selecionados, a dica é consultar as informações do seu perfil através do sistema do app do Bolsa Família. Esta, aliás, é uma dica que vale também para as pessoas que já estão dentro do programa. Neste caso, a consulta é importante para saber se você segue com o direito de receber o dinheiro do projeto.
Dados mais recentes do Ministério do Desenvolvimento Social apontam que pouco mais de 21 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do Bolsa Família.