Dentro de mais alguns dias, o governo federal deverá retomar os pagamentos do Bolsa Família. O maior programa de transferência de renda do país deve atender pouco mais de 20 milhões de pessoas, segundo projeções do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.
Entretanto, o fato é que boa parte desses 20 milhões de usuários correm o risco de perder o benefício social nesse mês de julho. De acordo com as informações oficiais, 78,6 mil inscritos do programa ainda não atualizaram o acompanhamento de saúde gratuito do primeiro semestre de 2024.
O número compreende apenas os usuários que residem no Distrito Federal. O acompanhamento de saúde da família é uma das condicionantes para seguir recebendo o benefício social, ou seja, quem não realiza o procedimento corre o risco de ser retirado do projeto.
O que fazer para seguir no Bolsa Família
Se você faz parte do grupo de pessoas que ainda não realizou acompanhamento médico de saúde neste semestre precisa se apressar. Gestantes, mulheres entre 14 e 44 anos e crianças com menos de sete anos precisam comparecer a uma unidade básica de saúde mais próxima de casa e resolver as pendências com o programa.
No caso específico do Distrito Federal, essa indicação precisa ser feita até o próximo dia 19 de julho. Os centros de saúde estarão realizando ações como
- atualização do cartão vacinal;
- acompanhamento nutricional para crianças;
- pré-natal para gestantes.
O usuário deve levar consigo o cartão do Bolsa Família. Para gestantes, também é necessário levar a caderneta de pré-natal. Menor de sete anos precisa levar a carteira de vacinação.
“As condicionalidades são essenciais para promover o bem-estar das famílias beneficiárias, prevenir doenças e contribuir para a redução da pobreza e da desigualdade social no Brasil”, destacou a coordenadora distrital do Programa Bolsa Família na SES-DF, Christiane Viana.
Bolsa Família volta em breve
Falta pouco menos de uma semana para o retorno do programa Bolsa Família. O programa deve ser retomado a partir do próximo dia 18 de julho. Porém, nem todos os 20 milhões de usuários poderão receber o saldo nessa mesma data. Para saber o dia exato da sua liberação, é necessário se basear no final do seu número de identificação social, o NIS.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamento do Bolsa Família para esse mês de julho:
- Usuários com o NIS final 1: Recebem na quinta-feira (18);
- Usuários com o NIS final 2: Recebem na sexta-feira (19);
- Usuários com o NIS final 3: Recebem na segunda-feira (22);
- Usuários com o NIS final 4: Recebem na terça-feira (23);
- Usuários com o NIS final 5: Recebem na quarta-feira (24);
- Usuários com o NIS final 6: Recebem na quinta-feira (25);
- Usuários com o NIS final 7: Recebem na sexta-feira (26);
- Usuários com o NIS final 8: Recebem na segunda-feira (29);
- Usuários com o NIS final 9: Recebem na terça-feira (30);
- Usuários com o NIS final 0: Recebem na quarta-feira (31).
Consultando o benefício
Antes mesmo do início dos pagamentos do Bolsa Família para esse mês de julho, qualquer cidadão pode conferir se está dentro do benefício nesse mês ou não. Para tanto, não é necessário sair de casa, já que a confirmação pode ser feita de maneira remota.
O cidadão pode verificar se foi selecionado para o Bolsa Família de julho através do app do próprio programa social. O aplicativo está disponível para download de maneira gratuita para celulares Android e IOS.
Através do app do Bolsa Família, é possível saber não apenas se vai receber o programa, mas também confirmar os valores que estarão disponíveis em seu nome.
O saldo pago dentro do sistema do Bolsa Família varia de acordo com a quantidade de benefícios internos a que cada cidadão tem direito. Mulheres que possuem filhos menores de 6 anos de idade, por exemplo, podem receber adicionais.