De acordo com o calendário oficial do Bolsa Família, os pagamentos deste mês têm previsão para iniciar no dia 15 de março. Dessa forma, todos os beneficiários receberão até o dia 28 de março, segundo o último dígito do NIS (Número de Identificação Social).
No entanto, de acordo com decisão do presidente Lula, uma parte dos inscritos no programa poderão receber o pagamento antes do previso no calendário oficial.
Há alguns meses, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) está realizando a antecipação dos pagamentos para parte dos beneficiários do Bolsa Família.
Dessa maneira, milhares de pessoas poderão garantir o pagamento antes do previsto no calendário oficial do programa.
De modo geral, é possível receber a antecipação do Bolsa Família quando o município declara situação de calamidade pública por desastre natural. Assim, os beneficiários da região podem receber o pagamento no primeiro dia de depósitos.
Sendo assim, independente do número final do NIS, os beneficiários com direito a antecipação na próxima rodada receberão no dia 15 de março.
Mas vale lembrar que o MDS ainda não fez a divulgação oficial da lista de cidades que vão ganhar a antecipação. Por isso, é importante ficar atento às próximas notícias sobre o Bolsa Família para saber quem vai entrar neste grupo.
Além da principal regra de antecipação para desastres naturais, o MDS ainda determina uma nova regra que permitem aos beneficiários do Bolsa Família anteciparem as parcelas.
Todas as pessoas que estiverem com pagamentos programado para a segunda-feira do calendário oficial, poderão receber no sábado anterior. Isso significa uma antecipação de dois dias no repasse.
A Caixa Econômica Federal é a responsável pelos repasses do Bolsa Família e segue o calendário oficial do programa para realizar os depósitos. Assim, deposita para um novo grupo a cada dia, a depender do último dígito do NIS.
A seguir, confira o calendário do Bolsa Família de março de 2024:
Apesar de não haver repasses do Auxílio Gás este mês, os beneficiários do Bolsa Família poderão garantir a renda mínima de R$ 600. Ademais, também terão direito a receber os outros benefícios do programa. Confira quais são:
Ao ter o cadastro no Bolsa Família aprovado, é fundamental realizar sempre a manutenção do benefício. Pra isso, basta seguir as condicionalidades de permanência.
As condicionalidades de permanência são regras que o governo criou que os inscritos devem cumprir para não serem bloqueados do programa. Dessa maneira, manter a atualização é de suma importância para não perder o benefício.
A seguir, confira todas as regras de permanência do Bolsa Família: