Neste sábado (18/05), a Caixa Econômica Federal realiza os depósitos do Bolsa Família para um novo grupo de beneficiários. Este pagamento se refere à antecipação para um grupo específico.
Os repasses do Bolsa Família referente a maio de 2024 começaram no última dia 17 e seguirão até o dia 30, de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) dos inscritos.
No entanto, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) determina a antecipação dos pagamentos para milhares de famílias.
A seguir, confira mais detalhes sobre o pagamento do Bolsa Família deste mês, quem recebe hoje. Por fim, veja o calendário oficial com todas as datas dos repasses.
Antecipação do Bolsa Família deste sábado (18/05)
Antes do início dos repasses deste mês, o MDS já definiu os grupos que teriam direito à antecipação do Bolsa Família. Neste sábado, poderão receber todos os beneficiários que tinham previsão de recebimento na próxima segunda-feira (20/05).
Isso porque, de acordo com uma recente regra do programa, todas as famílias com previsão de recebimento na segunda-feira poderá receber no sábado anterior. Ou seja, haverá uma antecipação de dois dias para estes grupos.
Nesse sentido, além da antecipação deste sábado, a próxima semana também recompensará milhares de outras famílias.
De modo geral, os contemplados deste mês são aqueles que possuem o NIS com final 2 e 7, que receberão nos dias 18 e 25 de maio, respectivamente.
Antecipação dos pagamentos para o Rio Grande do Sul
Além disso, é importante lembrar que o pagamento do Bolsa Família já está liberado para todos os beneficiários que moram no Rio Grande do Sul.
A iniciativa surgiu após as recentes chuvas e alagamentos do estado, que deixou milhares de desabrigados. Dessa forma, a medida se manterá enquanto durar o estado de calamidade pública do Rio Grande do Sul.
Nesses casos, todos os beneficiários podem receber no primeiro dia de repasses. Em maio, a liberação ocorreu na última sexta-feira (17).
Ademais, visando ajudar as famílias gaúchas, o Governo Federal também antecipou o pagamento do Auxílio Gás que seria pago em junho. Assim, todos os participantes do programa também já receberam as suas parcelas, no valor de R$ 100.
Calendário oficial de pagamentos
A Caixa Econômica Federal é a responsável pelos depósitos do Bolsa Família e disponibiliza os recursos na conta social digital dos inscritos. Nesse sentido, os beneficiários podem acessar essa conta através do aplicativo Caixa Tem.
A seguir, confira o calendário oficial do Bolsa Família com todas as datas dos repasses:
- NIS final 1: 17 de maio;
- NIS final 2: 20 de maio;
- NIS final 3: 21 de maio;
- NIS final 4: 22 de maio;
- NIS final 5: 23 de maio;
- NIS final 6: 24 de maio;
- NIS final 7: 27 de maio;
- NIS final 8: 28 de maio;
- NIS final 9: 29 de maio;
- NIS final 0: 30 de maio.
Como fazer o saque do Bolsa Família?
Em primeiro lugar, é importante relembrar que os beneficiários podem acessar o pagamento do Bolsa Família por meio do aplicativo Caixa Tem. Com o app é possível fazer transferências bancárias, PIX, recarga de celular e acessar vários outros serviços.
Além disso, o cartão do benefício também permite a realização de compras em estabelecimentos, utilizando a função débito.
A recomendação do Governo Federal é que os beneficiários utilizem umas dessas duas funções para acessarem os pagamentos, principalmente nos municípios em situação de calamidade pública. Isso porque nessas regiões muitas agências ficaram desativadas por conta das enchentes.
Contudo, caso a família tenha acesso a um dos canais disponíveis e queira receber em dinheiro, é possível fazer o saque do Bolsa Família pelos seguintes canais:
- Caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal;
- Lotéricas;
- Correspondentes Caixa Aqui;
- Terminais de autoatendimento.
Consulta do Bolsa Família
Os inscritos podem fazer a consulta do calendário do Bolsa Família 2024 de forma fácil por meio da internet ou telefone. Confira todos os canais disponíveis:
- Aplicativo Caixa Tem;
- Aplicativo Bolsa Família;
- Aplicativo CadÚnico;
- WhatsApp 0800 104 0104;
- Central de Atendimento da Caixa, no telefone 111;
- Atendimento Caixa ao Cidadão, no telefone 0800 726 02 07, opção 21.