Se você foi receber o Bolsa Família e se deparou com o repasse cancelado do benefício, não se desespere! Existem formas de resolver essa situação.
Vale dizer que, com a nova fiscalização do Governo Federal em relação aos cadastros no programa, cerca e 1,32 milhões de pessoas foram exclusas da folha de pagamento. Infelizmente, dentre esses números houveram também cancelamentos indevidos.
Então, para esclarecer todas as suas dúvidas em relação aos principais motivos que geram esse tipo de problema e o que fazer para reverter a questão, preparamos esse texto completo. Vem com a gente e continue a leitura.
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Antes de saber o que fazer em uma situação de Bolsa Família cancelado, é importante conhecer os motivos pelo qual é comum a exclusão dos beneficiários:
Como sabemos, o programa Bolsa Família é destinado a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Por isso, se a condição financeira do grupo melhorar, como a entrada de algum membro no mercado de trabalho, por exemplo, o benefício pode ser cancelado.
Lembre-se que o programa tem como objetivo fornecer assistência financeira temporária para ajudar as famílias a superar a vulnerabilidade social. Dessa forma, se a renda per capita ultrapassar o limite determinado, estará fora dos requisitos mínimos de participação.
Para além do perfil sócio econômico, o Bolsa Família determina algumas condicionalidades para o recebimento dos valores. Como por exemplo, manter as crianças na escola, levá-las regularmente aos serviços de saúde para vacinação e acompanhamento médico.
O mesmo se aplica a gestantes, sendo apenas um membro ou o responsável familiar. Logo, se a família deixar de cumprir essas obrigações, o benefício pode ser cancelado.
Sem dúvidas, o principal motivo relacionado ao bloqueio ou cancelamento do benefício, está a falta de atualização dos dados cadastrais no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico.
Assim, se as informações cadastrais da sua família estiverem desatualizadas há mais de 24 meses, pode haver problemas no recebimento do benefício e até mesmo o cancelamento. No mais, é preciso que os dados estejam corretos e coerentes com a realidade.
De antemão, é preciso confirmar se o seu benefício foi de fato cancelado, ou está bloqueado. Isso porque o governo estabelece um prazo de dois meses para a regularização da situação cadastral antes de cancelar o recebimento do Bolsa Família.
Nesse caso, o que você precisa fazer é se dirigir até o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para regularizar o seu cadastro e assim, voltar a receber o benefício. Porém, é preciso se atentar ao prazo de solicitação.
Isso porque, caso ele tenha expirado e sua participação no programa foi de fato cancelada, primeiramente o que você precisa fazer é checar qual foi o motivo.
Na prática, isso pode ser feito por meio do aplicativo Meu CadÚnico, pelo telefone 0800 707 2003 ou no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo.
Depois de corrigir as informações no órgão responsável ou de solicitar a revisão do benefício, será necessário aguardar a análise do seu caso pelo governo federal. Esse processo pode levar alguns dias ou até mesmo semanas.
Você pode se informar melhor sobre o status da sua solicitação entrando em contato com o Ministério do Desenvolvimento Social ou com a Secretaria de Assistência Social do seu município
Em resumo, confira primeiramente se no seu caso consta como Bolsa família cancelado ou benefício bloqueado. A partir disso, você deve se informar sobre os motivos desse cancelamento e regularizar a sua situação cadastral o mais rápido possível.
Por fim, caso necessário, solicite a revisão da inscrição no programa e aguarde a análise do governo federal. Lembre-se de sempre manter o Cadastro Único sempre atualizado para evitar problemas futuros.