Os pagamentos do Bolsa Família referente a setembro começaram na última segunda-feira (18). A Caixa Econômica Federal é a responsável pelos repasses e libera o recurso seguindo o último dígito do NIS (Número de Identificação Social) dos beneficiários, segundo o calendário oficial.
Nesta quarta-feira (20), a Caixa liberou o pagamento para novos grupos inscritos no programa e, além do pagamento mínimo por família, também fará o repasse da parcela adicional. A seguir, confira o calendário de pagamentos completo e veja quem vai receber o pagamento com adicional hoje.
De acordo com o calendário oficial do Bolsa Família, os beneficiários que possuem o NIS com final 3 já podem receber o pagamento nesta quarta-feira. A Caixa Econômica Federal realiza os depósitos na conta social digital dos inscritos, que podem acessá-la por meio do aplicativo Caixa Tem.
Todos os beneficiários do programa não poderão receber menos do que R$ 600, conforme a nova regra do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Mas vale destacar que boa parte dos inscritos poderão garantir o pagamento da parcela adicional, segundo a sua composição familiar.
Isso porque o Governo Federal reformulou o Bolsa Família e incluiu bônus para os seguintes grupos:
As famílias que tiverem integrantes nestes grupos poderão receber o pagamento adicional. Além disso, o bônus é cumulativo. Isso significa que quanto maior for a família, maior será o pagamento mensal do Bolsa Família. A iniciativa pretende levar mais equidade na distribuição de renda por meio do programa.
O calendário de pagamentos do Bolsa Família segue o último número do NIS dos beneficiários. Desse modo, a cada dia um novo grupo pode ter acesso aos recursos do programa. A seguir, confira o calendário oficial de setembro:
Os beneficiários do Bolsa Família podem fazer o saque do benefício por meio dos canais que a Caixa Econômica Federal disponibiliza. Confira quais são:
Além disso, também é possível acessar os recursos por meio do app Caixa Tem. Assim, os beneficiários podem fazer transações bancárias, como pagamentos, Pix e transferências diretamente pelo celular, de forma simples e livre de burocracia.
Os beneficiários do Bolsa Família devem estar atentos às regras do programa para garantir a continuidade dos pagamentos. Por isso, é importante lembrar que uma das exigências é manter a inscrição no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal) sempre atualizada.
De maneira geral, os inscritos devem fazer a atualização sempre que houver alguma mudança nas informações pessoais da família, como número de membros ou renda. Mas a atualização também é obrigatória a cada dois anos, mesmo se não houver nenhuma mudança de informações.
Para atualizar o CadÚnico, o responsável familiar deve se dirigir ao CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) do seu município. Assim, deverá portar os seus documentos e a comprovação da mudança de informações, se for o caso.
Além disso, os beneficiários também devem se atentar para as outras regras de permanência do Bolsa Família, que se relacionam com a saúde e educação. Confira quais são: