A Caixa Econômica Federal, responsável pelos repasses do Bolsa Família, realiza a liberação de novos depósitos nesta quarta-feira (28/02) para um novo grupo de beneficiários.
Uma vez que o calendário de pagamentos segue o último dígito do NIS (Número de Identificação Social) dos inscritos, a cada dia um novo grupo pode acessar os recursos do programa.
Desta vez, aqueles que possuem o NIS com final 9 já poderão receber o pagamento referente a fevereiro de 2024. A seguir, confira a nossa matéria na íntegra e fique por dentro de tudo sobre o valor do benefício, novas regras e como fazer o saque do Bolsa Família.
Os repasses do Bolsa Família referente a fevereiro está chegando ao fim, com encerramento ainda nesta semana. Assim sendo, milhões de beneficiários já receberam o pagamento mensal.
O valor do Bolsa Família não é o mesmo para todos os beneficiários do programa. Isso porque o valor da parcela depende da sua composição familiar.
Em primeiro lugar, todas as famílias têm direito ao pagamento mínimo de R$ 600. Entretanto, o Governo Federal ainda complementa a renda dos beneficiários com os acréscimos do programa. Confira quais são:
De modo geral, para participar do Bolsa Família, é necessário ter renda mensal de até R$ 218 per capita. Além disso, é indispensável fazer a inscrição no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal para Benefícios Sociais)
Para se cadastrar no CadÚnico, o responsável familiar deve se dirigir ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo da sua residência.
Na ocasião, deve portar os seus documentos pessoais, bem como os documentos de todos os integrantes da família que mora na mesma casa, bem como os comprovantes de renda e de endereço.
Porém, quem já foi aprovado no Bolsa Família ainda deve cumprir as condicionalidades de permanência, que são regras específicas para não perder o benefício.
A novidade para este ano é que todos os beneficiários deverão manter o seu CPF regular, sob pena de bloqueio do Bolsa Família. A seguir, conheça todas as regras:
A Caixa Econômica Federal disponibiliza o aplicativo Caixa Tem para que os beneficiários do Bolsa Família possam movimentar o pagamento. No entanto, o banco também dispõe dos seus canais de atendimento para o saque em espécie. Confira quais são:
Porém, uma opção de saque do Bolsa Família que muitos desconhecem é a de receber o dinheiro sem a utilização do cartão do benefício.
Para usar essa opção, é necessário ter acesso ao aplicativo Caixa Tem e seguir os seguintes passos:
O saque sem o cartão do Bolsa Família também pode ser feito nas casas lotéricas. Para isso, é só informar o código do Caixa Tem ao atendente e apresentar um documento de identificação com foto.