O Bolsa Família encerra 2023 em seu 20º ano de existência, com o governo federal garantindo o repasse mínimo de R$ 600 por família inscrita. O programa segue para 2024 mantendo o objetivo de garantir direitos sociais básicos e, sobretudo, combater a fome e o ciclo da pobreza.
E as expectativas para o novo ano seguem animadoras. Estima-se que o Bolsa Família 2024 traga uma série de inovações, incluindo um novo cartão do beneficiário. Neste ano que passou, já observamos uma reformulação significativa no design do cartão, segundo a nova identidade visual do governo.
Agora, segundo Wellington Dias, Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil (MDS), o cartão deverá vir com novas funcionalidades, incluindo a opção débito.
Acompanhe aqui os detalhes importantes acerca desta nova ferramenta para o Bolsa Família 2024 e o pronunciamento oficial do ministro.
Todos os beneficiários do programa Bolsa Família em 2024 serão elegíveis para receber o novo cartão, desde que sigam atendendo aos critérios estabelecidos para aprovação e recebimento do benefício. Eles incluem:
Além disso, algumas ações são exigidas dos beneficiários, como:
Veja agora o pronunciamento oficial do ministro Wellington Dias acerca do novo cartão Bolsa Família para o ano de 2024, dado em entrevista ao programa Brasil em Dia, no canal TV Brasil:
“O objetivo é que a gente possa humanizar cada vez mais. Primeiro (o beneficiário) pegava o cartão, tinha que ir em uma agência da Caixa, agora trabalhamos com a Caixa Econômica, nós queremos que seja um cartão de débito, um cartão de pagamento. Você vai lá no supermercado, faz as compras, bota o cartão e pronto, é ali que resolve.”
Milhões de beneficiários do programa Bolsa Família terão o privilégio de receber um cartão de débito fornecido pela Caixa Econômica Federal.
A boa notícia é que os usuários do Bolsa Família não precisam tomar medidas adicionais para adquirir o novo cartão. O governo federal se encarregará de enviar o cartão diretamente para o endereço informado no Cadastro Único.
No entanto, é fundamental que os beneficiários mantenham suas informações atualizadas neste sistema, mediante qualquer alteração de endereço ou contato, para assegurar a entrega no local correto.
Este cartão oferece aos usuários a comodidade de realizar compras, efetuar pagamentos e transferir dinheiro por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp.
Anteriormente, a Caixa Econômica Federal já havia se comprometido a substituir os cartões de todos os 21 milhões de beneficiários por modelos que incluíssem a função de débito. Esta iniciativa visa ampliar as possibilidades oferecidas aos beneficiários, indo além da simples retirada de dinheiro do programa.
Outra vantagem do novo cartão é que o número nele contido permite verificar informações sobre o Bolsa Família e outros programas vinculados ao Cadastro Único em 2024. O cartão de débito possibilitará os usuários realizar compras, pagar contas, e transferir dinheiro através do aplicativo de mensagens WhatsApp.
A função de débito poderá ser utilizada em qualquer estabelecimento que aceite a bandeira correspondente. Com este cartão, será possível efetuar o saque do benefício em uma agência ou em um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal, além de verificar a data de pagamento, saldo e extrato do benefício.
E caso um beneficiário do Bolsa Família perder, danificar ou tiver o cartão roubado, ele poderá solicitar a segunda via entrando em contato com o atendimento Caixa Cidadão pelo número 0800 726 0207, ou ir pessoalmente em uma agência da Caixa. O cartão anterior ficará inativo, garantindo a segurança dos recursos do beneficiário.
O calendário operacional oficial do MDS referente ao Bolsa Família acaba de sair, determinando as datas que serão seguidas pelos municípios no CRAS e também pela Caixa Econômica Federal.
Ele prevê vários eventos e datas operacionais do Bolsa Família, inclusive a data limite para a retirada das pendências, para que as pessoas que estavam bloqueadas e canceladas possam voltar a receber os seus benefícios.
Para que os cadastros estejam regularizados em janeiro, a data limite foi 15 de dezembro de 2023. Isso significa que, no caso dos cadastros que estavam bloqueados ou cancelados que foram atualizado até esta data, o MDS terá até dia 4 de janeiro de 2024 para fazer a retirada das pendências de quem precisa voltar a receber seu Bolsa Família.
No entanto, se você fez a sua atualização cadastral até 15 de dezembro, e constatar que continua bloqueado ou cancelado, a partir do dia 05 de janeiro, já será possível entrar em contato com o MSD, seja pelo fone 121, ou CHAT (falar com atendimento humano), para pedir que o atendente informe se você já está liberado para folha de janeiro, ou se ainda há alguma pendência impeditiva.
Havendo pendência, solicite o nome completo da pendência, pois assim será mais fácil saná-la.
Quanto a atualização dos aplicativos, eles já tem a próxima data prevista para atualização. Segundo o calendário do MDS, isso acontecerá a partir de 9 de Janeiro de 2024.
As datas dos pagamentos variam conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário. Confira: