Open banking é um conceito que ganhou força no Brasil. Trata-se de uma nova forma de lidar com os bancos, na qual o consumidor tem acesso a um maior número de serviços financeiros por meio de plataformas abertas, inclusive crédito. Entenda melhor a respeito na matéria desta segunda-feira (31) do Notícias Concursos.
A definição de open banking
Para entender o que é open banking, é preciso começar pelo conceito de plataforma aberta. Essa é uma estrutura de negócios na qual os dados dos usuários estão abertos para que qualquer empresa possa oferecer serviços por meio dela. Já o conceito diz respeito aos serviços financeiros oferecidos por meio das plataformas abertas, o que inclui o famigerado crédito.
Dessa forma, o objetivo do open banking é permitir que os consumidores tenham acesso a uma maior variedade de serviços oferecidos por diferentes provedores. Assim, eles podem comparar os preços e escolher aplicações, cartões e contas que se adéquam melhor às suas necessidades.
Para os bancos, o conceito também apresenta vantagens. Em primeiro lugar, eles passam a ter acesso a um maior número de consumidores, que podem ser conquistados por meio de parcerias com empresas de tecnologia. Além disso, os bancos também podem explorar novas fontes de receita, como a cobrança de comissões pelos serviços oferecidos.
Open no Brasil
No Brasil, o open pode se dizer que está estabilizado há um tempo. Por isso, é possível encontrar bancos que oferecem vários serviços por meio das plataformas abertas. Mas, também é possível que essa situação mude nos próximos anos, tendo ainda mais vantagens e oferecendo mais conforto nas transações financeiras.
Por isso, é importante que os consumidores fiquem atentos às novidades no mercado financeiro e aproveitem as oportunidades oferecidas pelo open banking. Ler as matérias da categoria de Finanças do site Notícias Concursos é uma boa forma de se manter atualizado sobre esse tema e ter acesso às melhores dicas de crédito.