Os cidadãos que desejam trabalhar no BNB (Banco do Nordeste) poderão contar com um novo processo seletivo em breve.
Contudo, enquanto não ocorre a publicação oficial do edital do certame, os candidatos em podem consultar informações das últimas seleções da instituição financeira.
Nesse sentido, desde o anúncio do concurso, muitos desejam saber, por exemplo, quais serão os locais de lotação das oportunidades.
De acordo com a instituição, então, várias áreas serão contempladas, como atendimento ao público e tecnologia da informação. Desta forma, é bem provável que o novo concurso seja semelhante ao último do ano de 2018, que contou com a presença de 700 vagas.
Veja também: IPMT confirma concurso com 338 vagas!
Na época, todos os candidatos que se aprovaram foram convocados segundo os critérios do próprio BNB. Então, se direcionaram a cidades que possuíam unidades operadoras e administrativas do banco.
Durante o processo seletivo do BNB de 2018, a distribuição dos aprovados ocorreu nas cidades abaixo.
Primeiramente, no estado de Alagoas foi para:
Então, na Bahia foi para:
Ceará:
Espírito Santo:
Minas Gerais:
Na Paraíba, o BNB teve lotações em:
Pernambuco:
Piauí:
Rio Grande do Norte:
Por fim, no estado de Sergipe os municípios foram:
Segundo o atual presidente da instituição, Paulo Câmara, a Fundação Cesgranrio irá atuar como banca organizadora do próximo concurso do BNB. Assim, a empresa ficará responsável pelo processo de inscrições, aplicação das etapas avaliativa e divulgação do resultado final do certame.
Durante esta quinta-feira, 27 de julho, houve publicação em edição do Diário Oficial da União do extrato do contrato, que se encontrará válido até julho de 2024.
De acordo com o documento, então, as oportunidades serão para o posto de analista bancário. Até o momento, o número total de vagas ainda não foi confirmado pela entidade. Contudo, espera-se que o concurso conte com a oferta de 500 vagas.
Em entrevista ao Diário do Nordeste, no primeiro semestre deste ano, Câmara revelou que o próximo certame da instituição iria contar com vagas para as áreas de Tecnologia da Informação (TI) e Atendimento ao Público.
Veja também: Correios terão novo concurso público? CONFIRA
De acordo com o presidente do BNB, o banco vem trabalhando para efetuar a publicação do edital o mais rápido possível. No entanto, não existe uma previsão certa.
Assim como neste concurso, a Fundação Cesgranrio também foi a empresa que atuou como comissão organizadora no último processo seletivo do BNB, em 2018.
Desse modo, na época houve a oferta de 700 oportunidades, sendo deste número, 08 para ingresso imediato e outras 692 para formação de cadastro de reserva.
Ademais, os cargos foram para as carreiras de analista bancário e especialista técnico/analista de sistemas, de nível médio e superior, respectivamente.
Na época, as remunerações pagas variavam entre R$ 2.854,68 a R$ 4.941,17. Além disso, todos os servidores tinham acesso aos seguintes benefícios:
Portanto, o concurso do BNB se mostrou bem atrativos aos candidatos.
Com o crescimento das fontes alternativas de energia, a Região Nordeste do país vem se destacando e já é responsável pela maior parcela de geração de energia limpa no Brasil.
Nesse sentido, o presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, destacou que a região será o maior polo de transição energética em breve.
Veja também: IBGE abre concurso com 148 vagas temporárias
“O BNB desempenha um papel fundamental na ampliação dos investimentos em energia limpa, e a evolução dos financiamentos para o setor tem sido substancial. Os segmentos eólico e solar representam hoje mais de 70% dos créditos do Banco do Nordeste para energia renovável e estão em expansão. Se compararmos o valor contratado nos primeiros meses do ano passado com os desembolsos desse ano, o crescimento é de 25%”, pontuou Câmara.