O Bolsa Família é um dos programas sociais mais importantes do Brasil, ao ter ajudado milhões de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
O benefício, que garante o acesso a recursos básicos e essenciais, no entanto, pode ser bloqueado por diversos motivos, gerando preocupação e incerteza entre os beneficiários.
Entender as razões e os procedimentos relacionados ao bloqueio é fundamental para assegurar que os que verdadeiramente necessitam do auxílio continuem a recebê-lo.
Portanto, a fim de minimizar os impactos negativos na vida dos beneficiários do programa, iremos explorar alguns aspectos relevantes sobre o tema, tirando as dúvidas dos interessados em resolver o bloqueio do Bolsa Família. Boa leitura!
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O Bolsa Família, programa que auxilia tantas famílias brasileiras, pode ter os benefícios bloqueados por várias razões.
Normalmente, isso ocorre ao Governo Federal perceber que o auxílio não está chegando para quem realmente necessita. Portanto, ao identificar alguma anormalidade, pode bloquear o benefício por engano.
Veja as principais causas do bloqueio do Bolsa Família:
É importante saber que nem sempre as causas são limitadas apenas às citadas aqui. Entenda que qualquer incongruência notada pelo sistema do Governo Federal pode causar o bloqueio.
Quando o Bolsa Família é bloqueado, as famílias beneficiárias recebem uma mensagem específica informando sobre o ocorrido.
Normalmente, a mensagem aparece no extrato do benefício, no caixa eletrônico ao tentar sacar o valor no caixa eletrônico ou no aplicativo oficial do Bolsa Família.
A mensagem geralmente apresenta o texto “benefício bloqueado por averiguação” ou apenas “benefício bloqueado”. Além disso, é escrito o motivo geral e o que deve ser feito para solucionar o problema.
Por isso, se você está com dúvidas sobre o bloqueio, fique tranquilo que será notificado e, além disso, orientado sobre as etapas necessárias para regularizar a situação.
O bloqueio do Bolsa Família, normalmente, é uma medida temporária. Ele costuma ter uma duração conforme a razão que levou à interrupção do benefício.
Comumente, o bloqueio pode durar até 60 dias. Contudo, durante esse período é necessário que o beneficiário procure a gestão do programa no seu município para entender o motivo do bloqueio e resolver as pendências.
A título de exemplo, se o bloqueio ocorreu por falta de atualização cadastral, é preciso atualizar as informações no Cadastro Único.
Após resolver a pendência, o Bolsa Família pode ser desbloqueado e os pagamentos retomados.
Quem teve o Bolsa Família bloqueado pode voltar a receber o benefício, mas é necessário realizar as medidas cabíveis para regularizar a situação.
Para voltar a receber o Bolsa Família, é preciso, primeiramente, entender o motivo do bloqueio. Normalmente, a mensagem disponibilizada no aplicativo costuma explicar, mas é mais seguro ir até o órgão que realiza a gestão do programa no seu município.
Uma vez identificado o problema, é preciso tomar as providências necessárias para a resolução.
É importante lembrar que, em alguns casos, os valores dos benefícios bloqueados são pagos retroativamente.
Como explicado anteriormente, para sacar as parcelas anteriores do Bolsa Família é necessário primeiro resolver a pendência que causou o bloqueio.
Depois de ter o benefício regularizado e desbloqueado, as parcelas retroativas são liberadas.
O beneficiário deve verificar se as parcelas anteriores estão disponíveis para saque por meio do aplicativo Caixa Tem, do site da Caixa Econômica Federal ou diretamente em uma agência da Caixa.
Presencialmente, é importante levar o cartão do Bolsa Família e um documento de identidade com foto.
Se houver alguma dificuldade, é recomendável procurar a gestão do programa Bolsa Família no seu município ou uma agência da Caixa. Dessa maneira, você receberá orientações específicas para o seu caso e garantirá que os seus direitos sejam respeitados.
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Para saber se houve desligamento do Bolsa Família, o beneficiário pode utilizar várias formas de consulta e verificação.
A forma mais prática é por meio do aplicativo Caixa TEM ou Bolsa Família, onde é possível acessar todas as informações sobre o benefício, como o status de pagamento e possíveis desligamentos.
O site da Caixa Econômica Federal também pode ser útil nesse sentido. Acesse a área destinada ao Bolsa Família e consulte o seu status utilizando o número do NIS (Número de Identificação Social) e outras informações pessoais.
Em uma agência da Caixa Econômica Federal ou em um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) também é possível consultar o bloqueio.
Algumas informações também podem ser adquiridas por meio do telefone 111, referente ao Atendimento Caixa ao Cidadão. O telefone 121, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), também pode ser útil.
Há uma página que compartilha os principais contatos para suporte a respeito do Bolsa Família. Acesse aqui!
Para evitar o bloqueio do benefício do Governo Federal, siga as dicas a seguir:
Por fim, no caso de qualquer dúvida ou notificação de bloqueio do Bolsa Família, procure a gestão do benefício do seu município, geralmente o CRAS.
O Bolsa Família é um programa de assistência social que ajuda diversas famílias na composição de renda, auxiliando o acesso à alimentação, moradia e outros custos de vida.
Portanto, o bloqueio deste pode causar prejuízos para aqueles que tanto necessitam de uma ajuda extra.
Fique atento aos comunicados, esteja quite com as condições do programa e resolva a interrupção conforme explicado aqui, neste artigo.
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