O Cadastro Único (CadÚnico) é um sistema de cadastros do governo federal brasileiro, o qual contém dados e informações socioeconômicas referentes a famílias de baixa renda. O sistema é utilizado para programas sociais, como o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros, sendo essencial para identificar quais famílias estão aptas a receber os benefícios.
O CadÚnico foi criado em 2001, pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. No cadastro, estão contidas informações como renda, composição familiar, escolaridade, situação de trabalho e condições de moradia.
Uma dúvida muito frequente entre os usuários do sistema é: “Como saber se fui aprovado no Cadastro Único?”. Isso porque, após realizada a inscrição, o cadastro feito pela família passa por uma análise antes de ser aprovado. Confira a seguir como conferir a aprovação no CadÚnico.
Antes de saber como conferir a aprovação no sistema, é muito importante conhecer o processo de inscrição no CadÚnico, o qual é gratuito e deve ser feito de maneira presencial no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), ou em um posto de atendimento específico da cidade em que a família se encontra.
Sendo assim, a família deve se informar na prefeitura sobre os locais de cadastro no município em questão. Ao chegar no local para o cadastro, o responsável pela família deve estar portando os seguintes documentos:
Podem se inscrever no CadÚnico as famílias com renda mensal per capita de até meio salário mínimo. Em outras palavras, a renda total da família no mês, dividida pelo número de integrantes, não pode ser superior a R$ 660.
É importante destacar que, para serem consideradas da mesma família, as pessoas não precisam ser parentes “de sangue”. Para o critério do CadÚnico, pessoas da mesma família são aquelas que moram na mesma casa e dividem a renda e as despesas. Além disso, pessoas que moram sozinhas também podem realizar o cadastro.
Como dito, após a inscrição muitas famílias ficam na dúvida se foram aprovadas, ou não, no CadÚnico. Confira a seguir as opções para obter essa informação:
Por fim, outra alternativa para saber se houve aprovação no CadÚnico é ligar para o telefone do Ministério da Cidadania, no número 0800 707 2003. Na ligação, é possível realizar uma consulta simples sobre o status do cadastro, informações da família e atualizações.