O Bolsa Família ajuda milhões de famílias de baixa renda no Brasil todos os meses, com um pagamento mínimo de R$ 600, sendo o maior programa social do país atualmente. Sendo assim, uma notícia recente de que o governo Lula estaria acabando com o benefício deixou muitas pessoas preocupadas.
No entanto, esta notícia é falsa, e o Bolsa Família não irá acabar, conforme publicou o portal Uol. As publicações nas redes sociais alegavam que o governo de Lula teria anunciado o fim do programa social, utilizando um vídeo do vice-presidente Geraldo Alckmin.
O vídeo em questão foi de um discurso que Alckmin deu em novembro de 2022. Na ocasião, o atual vice-presidente falava sobre a PEC da Transição, uma medida que visava alterar a composição do Orçamento de 2023. Dessa forma, a PEC previa a exclusão do Bolsa Família do teto de gastos, algo que não possui relação com o suposto fim do programa. Confira a seguir o que foi dito nas publicações nas redes sociais.
Segundo o portal Uol, o post feito nas redes sociais trazia um vídeo com apenas um trecho do discurso dado pelo atual vice-presidente no ano passado, junto com a legenda: “Só sobra pro povo mais carente #foralula #forapt #bolsonaro #patriotas #viral #nordeste”.
“Há uma unanimidade em relação ao Bolsa Família e às crianças, e as demais questões são doação; isso não tem impacto fiscal. No caso do orçamento, que está limitado, é receita extra, que pode até não ocorrer, mas, se ocorrer, você vai poder usar uma parte para investimento. Nós trouxemos uma proposta que não tem prazo, ela tem um princípio, que é a exclusão do Bolsa Família”, afirma Alckmin no vídeo.
Na cena seguinte deste trecho de fala, o vídeo muda para uma pessoa que diz: “Ô, cumade, o que é que o homem acabou de dizer aqui: ‘Tchau pro Bolsa Família’, viu?”. Ao final do vídeo, a apresentadora do telejornal chega a informar que o discurso era sobre os impactos fiscais da PEC da Transição, porém o trecho é cortado. A chamada da matéria também informava que a notícia se tratava da entrega da PEC ao Congresso.
Apesar disso, o autor da publicação recente claramente estava tentando passar outra informação. No post, o autor escreveu: “Desgoverno anuncia o fim do Bolsa Família. Tem que sobrar dinheiro para as viagens do casal e bancar os países falidos”.
Como dito, a fake news (falsa notícia) que está circulando nas redes sociais utiliza um trecho de um discurso dado pelo atual vice-presidente, Geraldo Alckmin, que ocorreu em 16 de novembro de 2022.
No entanto, Alckmin estava comentando sobre a PEC da Transição, medida que visava solucionar os problemas do Orçamento de 2023. As propostas da PEC, inclusive, buscavam cumprir promessas feitas durante a campanha eleitoral de Lula.
No trecho do vídeo utilizado pela falsa notícia, Alckmin afirma: “Exclusão do Bolsa Família”, o que foi exibido como o anúncio do fim do programa social. Todavia, o vice-presidente estava comentando sobre a exclusão do programa do teto de gastos, e não sua exclusão de fato.
A exclusão do Bolsa Família do teto de gastos realmente ocorreu, segundo decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes. É importante destacar que não existe nenhum anúncio oficial sobre um possível fim do programa social.