O cartão de débito do Bolsa Família foi criado com o intuito de aumentar a segurança dos beneficiários do programa, assim como a praticidade no momento dos pagamentos realizados mensalmente. Sendo assim, os beneficiários já podem comemorar, tendo em vista que a Caixa Econômica Federal iniciou a entrega dos cartões através de um caminhão itinerante.
Este caminhão já passou pelas comunidades indígenas da Vila São Francisco, na cidade de Bonfim, em Roraima. A expectativa do governo é que, em breve, todos os beneficiários tenham acesso ao cartão do Bolsa Família, o qual pode ser utilizado em estabelecimentos comerciais e também para o saque em caixas eletrônicos da Rede Banco24Horas. Além disso, o cartão é considerado antifraude, devido a um chip e senha que evita o acesso por criminosos.
O Cartão Bolsa Família é vinculado ao Caixa Tem, aplicativo destinado aos pagamentos do programa social. Confira a seguir as diversas vantagens oferecidas por este serviço:
- Segurança- Como dito, o Cartão Bolsa Família conta com um chip e uma senha, os quais protegem os beneficiários contra ataques de criminosos;
- Flexibilidade- O cartão pode ser utilizado tanto em estabelecimentos comerciais que aceitam o serviço como para realizar saques na Rede Banco24Horas. Através do saque, o beneficiário utiliza os valores da maneira que quiser;
- Facilidade- o cartão facilita o uso dos recursos repassados pelo Bolsa Família. Nesse sentido, também exclui a necessidade de sacar os valores, evitando roubos, por exemplo.
Caminhão da Caixa
Como dito, a distribuição dos cartões do Bolsa Família está sendo feita através de um caminhão itinerante da Caixa Econômica Federal. Sendo assim, no momento o caminhão está estacionado na Rua Estado de Roraima, nº 206, em frente à Unidade de Defesa Agropecuária São Francisco.
O atendimento aos beneficiários do programa está sendo feito das 9h às 14h, e ocorrerá até o dia 11 de agosto. Além da cidade de Bonfim, o caminhão já distribuiu cartões do Bolsa Família em outras cidades do estado de Roraima, como Normandia, Amajari, Mucajaí, Caracaraí, Cantá, Rorainópolis, São Luiz, Bonfim e Boa Vista.
O cartão está sendo feito através de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e a Caixa Econômica Federal. Desta maneira, a instituição financeira deve divulgar as próximas localidades em que o cartão do Bolsa Família será distribuído.
Pagamentos do Bolsa Família em agosto
Os pagamentos do Bolsa Família em agosto, como de costume, serão feitos de acordo com o dígito final do NIS (Número de Identificação Social) de cada beneficiário. Além disso, os pagamentos serão feitos nos 10 últimos dias úteis do mês, começando no dia 18 e se encerrando no dia 31. Confira a seguir:
- NIS final 1: 18 de agosto;
- NIS final 2: 21 de agosto;
- NIS final 3: 22 de agosto;
- NIS final 4: 23 de agosto;
- NIS final 5: 24 de agosto;
- NIS final 6: 25 de agosto;
- NIS final 7: 28 de agosto;
- NIS final 8: 29 de agosto;
- NIS final 9: 30 de agosto;
- NIS final 0: 31 de agosto.
Sendo assim, com a data dos pagamentos, os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para como irão gastar os recursos, inclusive aqueles que já possuem o cartão.